Relatório diplomático do governo japonês menciona que Rússia “ocupa ilegalmente” os Territórios do Norte do Japão
O relatório diplomático anual do Japão criticou a invasão da Ucrânia pela Rússia e mencionou pela primeira vez em 19 anos que os Territórios do Norte do Japão foram “ilegalmente ocupados” por Moscou.
A chancelaria do Japão apresentou o Livro Azul Diplomático deste ano na sexta-feira, durante uma reunião do Gabinete. O relatório é publicado anualmente desde 1957.
Segundo o documento, o mundo agora entrou num período de corridas em escala completa entre estados soberanos, especialmente entre os Estados Unidos e a China, saindo do período em que os Estados Unidos garantiam estabilidade e prosperidade através da dominação política e militar.
O livro azul afirma que a atual invasão militar da Ucrânia pela Rússia abalou brutalmente o alicerce de uma ordem internacional que havia sido construída ao longo dos últimos cem anos.
O relatório diz ainda que mudar unilateralmente o status quo através da força é algo que jamais deveria ser tolerado seja onde for que isto aconteça, e que o Japão vai informar à Rússia que o país terá de pagar um preço alto pela série de ataques através de sanções coordenadas com outros países.
O Japão e a Rússia jamais assinaram um tratado de paz após a Segunda Guerra Mundial devido a uma disputa sobre quatro ilhas que o Japão chama de Territórios do Norte. A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica.
Segundo o livro azul, o Japão atualmente não se encontra numa posição para prever como conversações bilaterais sobre um tratado de paz serão realizadas. A Rússia disse estar suspendendo as conversações – aparentemente em reação às sanções impostas por Tóquio devido à invasão da Ucrânia.
Numa tentativa de promover as conversações, o relatório não se referia as ilhas como tendo sido “ilegalmente ocupadas” desde 2003. O relatório deste ano também menciona pela primeira vez desde 2011 que as ilhas são “uma parte inerente do território japonês”.
FONTE : NHK PORTUGUÊS