Sem estado emergencial, japoneses lotam trens e aviões na Golden Week
Nesta sexta-feira (29), primeiro dia do feriado de Golden Week, as estações de trem e aeroportos estão lotados de viajantes pela primeira vez em três anos, publicou a Kyodo News.
As reservas feitas para viagens de trem e de avião aumentaram em comparação com as do ano anterior, mas não ao nível pré-pandemia.
O aeroporto de Haneda, em Tóquio, estava lotado no início da manhã com multidões de viajantes e suas bagagens, com a Japan Airlines Co. e a All Nippon Airways Co. informando que seus voos estavam quase lotados.
Nas companhias aéreas as reservas entre esta sexta-feira (29) e 8 de maio foram 1,7 vezes maiores que no ano anterior para voos domésticos e 4,7 vezes maiores para voos internacionais.
No aeroporto, todos os quatro postos de controle de segurança do Terminal 2 foram abertos pela primeira vez em cerca de dois anos.
Uma das viajantes, Yumiko Kondo, 49, com destino à província de Okinawa com sua família, disse o seguinte: “Queremos apoiar o turismo local e prevenir infecções.”
Passageiros lotaram as plataformas do Tohoku Shinkansen, na estação JR Tokyo, depois que retomou totalmente os serviços em 14 de abril, após a suspensão devido a um forte terremoto que atingiu o nordeste do Japão em março.
Kenichi Watanabe, 36, que está viajando para Fukushima com sua família, disse: “Estava preocupado por não poder voltar à minha cidade natal nas férias, mas os serviços foram retomados mais cedo do que eu esperava.”
As operadoras ferroviárias disseram que as reservas nos trens-bala aumentaram de 56% a 284% no período de 28 de abril a 8 de maio em comparação com o ano anterior.
As reservas em trens-bala da Tokaido é 2.4 vezes maior do que no ano anterior, enquanto que a linha Yamagata Shinkansen é de 3,3, e na Akita Shinkansen é de 3 vezes mais.
Nos feriados de Golden Week de anos anteriores, os governos locais pediam aos seus moradores que evitassem viajar para outras províncias para impedir a disseminação do coronavírus. Desta vez, o governo central não emitiu nenhuma medida restritiva, como estado emergencial.
O Japan Road Traffic Information Center informou que no horário do almoço havia um engarrafamento de 21 km perto da área de serviço Ebina na via rápida Tomei, e outro de 11 km perto da parada de Hino, na via expressa Chuo.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE