ATLETAS DA AMEI DISPUTARÃO O CAMPEONATO BRASILEIRO DE ATLETISMO PARALÍMPICO
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será sede do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo entre os dias 5 e 7 de maio. Ao todo serão 631 esportistas nas provas de pista e campo.
Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, por causa da pandemia de coronavírus.
Nas provas de atletismo, diversos atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio estarão presentes, como: Alessandro Silva, ouro e recordista paralímpico no lançamento de disco na classe F11 (para atletas cegos); Beth Gomes, ouro e recordista mundial no lançamento de disco na classe F52; Petrúcio Ferreira, ouro e recordista paralímpico nos 100 m na classe T47, entre outros.
Da AMEI serão seis atletas participantes. Juliano Alves disputará as provas do 100, 200 e 400 metros rasos classe T53(corrida em cadeira de rodas). Jenifer de Azevedo fará as provas do arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo classe F13 (atletas com deficiência visual). Wesley da Cruz fará as provas de arremesso de peso e lançamento de disco classe F42(pessoas com andantes com deficiência nos membro inferiores). Jair Porfirio fará as provas de lançamento de dardo e arremesso de peso classe F40(nanismo) e para fechar a relação de atletas, Daniel Martins e Gustavo Dias disputarão a prova dos 400 metros classe T20(atletas com deficiência intelectual).
“Este é um evento que dá continuidade ao nosso calendário e que prepara os atletas para atingirem seus resultados e objetivos. Ele é válido para o ranking mundial e terá a presença de um delegado técnico internacional”, explicou João Paulo da Cunha, coordenador de atletismo do CPB.