“Roda dos expostos” completa 15 anos no Japão com 159 bebês abandonados
A única “roda dos expostos” que funciona no Japão está completando 15 anos nesta terça-feira (10). Nesse período, 159 bebês foram abandonados no local, informou a emissora NHK.
A “roda dos expostos” (em japonês, Akachan Post / 赤ちゃんポスト) consiste em uma portinha externa onde os pais podem deixar os filhos, geralmente recém-nascidos, por não ter condições de criá-los.
Ao abrir a portinha, há um compartimento onde o bebê pode ser colocado com conforto e segurança, mas o processo é anônimo e ninguém fica sabendo quem abandonou a criança no local.
A versão japonesa da “roda dos expostos”, que existe também em alguns países, como Alemanha e Paquistão, funciona no hospital de obstetrícia e ginecologia Jiken, em Kumamoto (capital da província de mesmo nome).
O diretor do hospital, Takeshi Hasuda, disse que mais da metade dos bebês abandonados no Akachan Post são de mães solteiras que fizeram o parto em casa, sem nenhum acompanhamento médico.
Apesar das críticas por incentivar o abandono de bebês, Hasuda alega que o Akachan Post, também chamado de Konotori no Yurikago (berço das cegonhas), é importante para garantir a segurança das crianças e permitir que elas sejam adotadas por famílias com condições de dar carinho e um futuro adequado.
“Vou continuar trabalhando pela segurança dos bebês que, por motivos diversos, não podem ser criados pelos verdadeiros pais”, disse.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE