Gerente de operadora de barco de turismo não estava no escritório no momento do acidente em Hokkaido
O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão disse que o gerente de cruzeiros de uma operadora de barco de turismo não estava no escritório no momento do acidente fatal ocorrido em Hokkaido, no norte do Japão, no mês de abril.
O navio “KAZU I”, operado pela Shiretoko Pleasure Cruiser, envolveu-se em problemas ao largo da Península de Shiretoko durante um passeio turístico no dia 23 de abril. Mais tarde, a embarcação foi encontrada no fundo do mar a cerca de 120 metros de profundidade. Ela transportava 26 pessoas, das quais 14 foram confirmadas como mortas. As outras 12 ainda estão desaparecidas.
Na terça-feira, funcionários do ministério revelaram falhas na gestão de segurança da empresa na segunda reunião da equipe de investigação do acidente do Partido Democrático Constitucional.
O presidente da empresa, Katsurada Seiichi, que também é o gerente de cruzeiros, disse anteriormente que não se encontrava no escritório no momento do acidente. Os funcionários do ministério disseram que o capitão do barco, Toyoda Noriyuki, era a única pessoa designada como gerente-assistente de cruzeiros responsável pelas operações caso Katsurada estivesse ausente.
Eles disseram, também, que cinco pessoas da empresa eram gerentes-assistentes de cruzeiros na época da inspeção especial realizada pelo ministério em junho do ano passado, mas quatro delas, com exceção de Toyoda, deixaram a empresa no mês de novembro passado.
FONTE: NHK PORTUGUÊS