Governo diz que economia do Japão mostra sinais de recuperação
O Japão manteve a visão geral de sua economia inalterada em maio, dizendo que mostrava sinais de melhora e removendo pela primeira vez uma referência ao coronavírus em sua avaliação desde o início da pandemia.
“A economia está mostrando sinais de recuperação”, disse o governo em seu relatório econômico de maio.
Olhando para o futuro, era necessário prestar atenção aos riscos negativos em meio a preocupações com o impacto da pandemia na China e uma prolongada crise na Ucrânia, disse o governo.
O governo cortou sua avaliação das importações após uma queda acentuada nos embarques da China, ao mesmo tempo em que elevou suas opiniões sobre a situação do emprego e do investimento em habitação.
Sobre as importações, o governo disse que elas estavam mostrando fraqueza, ao invés de descrevê-las anteriormente como praticamente estáveis.
As importações do Japão da China caíram 20,8% em abril em relação ao mês anterior, com as fortes restrições da COVID-19 nas principais cidades do continente, como Xangai, interrompendo as cadeias de suprimentos e paralisando a atividade econômica na principal economia da Ásia.
As autoridades elevaram sua visão sobre as condições de emprego depois que a taxa de desemprego caiu para uma baixa de quase dois anos de 2,6% em março, dizendo que estavam mostrando sinais de recuperação, contra descrevê-las anteriormente como mostrando fraqueza.
Eles também elevaram sua avaliação do investimento habitacional, dizendo que estava em grande parte estável devido a uma melhoria na construção de apartamentos. O governo havia dito anteriormente que o investimento em habitação estava enfraquecendo.
Analistas preveem que a economia do Japão se recuperará com o consumo mais forte nos próximos meses, depois de registrar uma queda anualizada de 1,0% em janeiro-março devido ao aumento dos casos de COVID-19 e à pressão dos preços crescentes das commodities.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE