Janela Para o JapãoNotícias

Governo de Tóquio revê estimativa para possível grande terremoto sob a capital japonesa

O governo metropolitano de Tóquio estima que um terremoto que ocorra diretamente sob a capital japonesa deixaria mais de 6.000 mortos e desencadearia mais mortes ligadas ao desastre nas semanas e nos meses subsequentes.

Na quarta-feira, o painel de prevenção de desastres do governo metropolitano revisou sua estimativa de danos por terremoto pela primeira vez em dez anos. Segundo o painel, um sismo de magnitude 7,3 que ocorra diretamente sob a parte sul da região central de Tóquio, é capaz de provocar tremores superiores a 7 – a mais alta na escala sísmica japonesa – em 11 distritos da capital japonesa, incluindo Koto e Edogawa. Por volta de 60% dos 23 distritos de Tóquio registrariam 6 forte ou mais.

Caso o terremoto aconteça às 18h no inverno, com ventos de 28,8 km/h, cerca de 82.200 prédios desabariam completamente, e outros 112.200 seriam destruídos em incêndios.

O painel concluiu que aproximadamente 6.150 pessoas morreriam e um número superior a 93.400 pessoas ficariam feridas.

O número estimado de mortes é cerca de 3.500 inferior em relação a uma década atrás. Autoridades metropolitanas atribuem isso a prédios mais resistentes a tremores que têm sido erguidos nos últimos dez anos.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *