Emitida ordem de evacuação para mais de 112 mil pessoas em Shizuoka por causa de chuvas
A prefeitura de Hamamatsu, província de Shizuoka, emitiu ordem de evacuação para 109.658 pessoas de 46.788 famílias nos distritos de Naka, Higashi e Minami às 6h desta sexta-feira (27), diante do risco de inundação na bacia de Hogawa, publicou a NHK.
A cidade de Kosai, na mesma província, também emitiu ordem de evacuação às 6h15 para 2.350 moradores de 972 famílias em todas áreas com risco de ocorrer deslizamento de terra em razão das chuvas.
Kosai informou ainda que abrirá cerca de 50 locais de evacuação na cidade.
O site Tenki publicou que deverá chover na região até meio-dia. Espera-se que o sol apareça gradualmente.
EHIME
A Agência Meteorológica do Japão informou que chuvas torrenciais atingiram a província de Ehime, no oeste do Japão. A agência disse que o ar quente e úmido vem de um sistema de alta pressão localizado no leste do Japão, provocando o desenvolvimento de nuvens de chuva nas regiões de Shikoku e Kansai.
Na cidade de Ainan, em Ehime, choveu cerca de 120 milímetros até 17h20 de quinta-feira (26). Já na cidade de Uwajima, a chuva atingiu 110 milímetros.
Em outras áreas também choveu intensamente: 54,5 mm em Shinshiro e 31 mm em Tahara, na província de Aichi.
Até 6h30 choveu forte em Funagira, na cidade de Hamamatsu (44,5 mm); choveu ainda 41 mm em Haruno e 40,5 mm na cidade de Nambu, na província de Yamanashi.
A agência e as autoridades locais pedem que as pessoas estejam alertas e se afastem de áreas com risco de deslizamento de terra, áreas baixas que podem inundar e com o transbordamento de rios.
PREVISÃO
A meteorologia prevê que o ar úmido pode trazer chuvas fortes com trovoadas para o oeste e leste do Japão nesta sexta-feira, principalmente na costa do Pacífico. A precipitação poderá se prolongar até o sábado, podendo chegar a 50 milímetros por hora.
A previsão é de que até esta sexta-feira chova 150 milímetros no lado do Pacífico de Tokai e Hokkaido, 120 milímetros em Kanto e 80 milímetros no lado do Pacífico em Tohoku.
Em Hokkaido, são esperados de 100 a 150 milímetros até a noite de sábado (28).
Na ocorrência de nuvem cumulo-nimbos, que pode ser notada também com um vento frio repentino, a agência pede que as pessoas se abriguem em algum local seguro, pois este tipo de nuvem traz chuva pesada.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE