Vereadora Vânia Ramos trabalha para inclusão
de Marília na Rede de Proteção à Mãe do SUS
A vereadora Vânia Ramos, liderança dos Republicanos na Câmara Municipal de Marília, está trabalhando para a inclusão de Marília no programa Rede de Proteção à Mãe, mantido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Em requerimento que será votado na sessão desta segunda, dia 30 de maio de 2022, durante a 17ª Sessão Ordinária do atual ano legislativo, Vânia Ramos reivindica ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, que a iniciativa faça parte da padronização do SUS.
“A Rede de Proteção à Mãe Mariliense consistiria num conjunto de medidas, ações e auxílios voltada ao atendimento de gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, aos bebês recém-nascidos e aos lactantes”.
A parlamentar explicou que o programa tem por meta assistir às mulheres grávidas no período do pré-natal e em todas as fases da gravidez. “São acompanhadas ao menos sete vezes nas consultas do pré-natal, durante o parto, após o nascimento – no período chamado de puerpério – e até o segundo ano de vida do bebê”, considerou a vereadora Vânia Ramos.
As mulheres são incluídas na rede de proteção imediatamente após a confirmação da gravidez por teste. Para o cadastro é necessário estar de posse do cartão SUS. “A futura mamãe recebe o vale-transporte, se houver necessidade para o deslocamento até a unidade de Saúde para as eventuais consultas e acompanhamento obstétrico. O vale-transporte também será utilizado para o deslocamento quando for necessário exames”, detalhou.
O pacote de exames garantidos às gestantes inclui teste imunológico de gravidez. As mães também receberão kit enxoval, contendo uma bolsa, um cobertor, uma toalha, dois macacões curtos, dois macacões longos, dois body, dois culotes, um casaco com capuz e quatro pares de meia. “Com base de dados constituída por documentos, assim como materiais de comunicação de saúde, voltados aos profissionais e público, a rede favorecerá a constante qualificação do atendimento às gestantes”, apontou. O requerimento de autoria da vereadora Vânia Ramos, o de número 702/2022, está na pauta da sessão de segunda e ela acredita que o plenário irá aprovar a reivindicação. “É um pedido que proporcionará muito mais conforto e segurança para as gestantes de Marília e os bebês”, finalizou