Japão e Vietnã cooperam para oferecer maior suporte a trainees técnicos
Autoridades do Japão e do Vietnã irão tomar medidas para aliviar o ônus financeiro sobre cidadãos vietnamitas que entrarem no Japão como trainees técnicos.
Existe um grande número de vietnamitas trabalhando em tais cargos no Japão. Até o final do ano passado, 58% de todos os trainees técnicos no país – mais de 160 mil pessoas – eram do Vietnã.
No entanto, o custo de uma mudança para o Japão sob o programa de trainee técnico é alto para os vietnamitas. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, as taxas que os vietnamitas precisam pagar para vir ao Japão giram em torno de 3.800 a 7.600 dólares – o que significa que muitos deles precisam pegar um empréstimo.
Tais taxas incluem pagamentos feitos a organizações responsáveis por enviar trainees ao Japão, custos relacionados ao estudo da língua japonesa e comissão de agentes que facilitam a busca por um emprego no Japão. São inúmeros tais agentes que realizam serviço de encaminhamento no Vietnã, com alguns deles cobrando mais de 1.500 dólares a pessoas buscando um emprego.
Autoridades japonesas e vietnamitas planejam lançar um sistema que irá oferecer às pessoas buscando vagas de trainee, acesso gratuito a ofertas de emprego e outras informações no Japão. O sistema sendo avaliado é um aplicativo de smartphone que traria uma lista das condições de trabalho em empresas japonesas aceitando trainees, como também informações detalhadas sobre as organizações que trabalham com expedição no Vietnã. A expectativa é de que o sistema seja adotado e comece a operar em caráter experimental já a partir do ano que vem.
FONTE : NHK PORTUGUÊS