Ecopontos colaboram com o descarte correto e evitam acidentes com coletores
Criados em 2021, os Ecopontos instalados nas principais ruas e avenidas da cidade completam seu primeiro ano de funcionamento, retirando cerca de 10 toneladas de materiais recicláveis ao mês, colaborando com a inclusão social de catadores e reduzindo o volume de resíduos descartados no lixo doméstico.
Destaca-se ainda o reuso de materiais como os vidros que, apenas neste primeiro ano, somou a retirada de 400 toneladas realizada apenas pelo Empório Família Furlaneto, evitando acidentes com os coletores do lixo doméstico.
Vanderlei Dolce, secretário municipal da Limpeza Pública e Serviços, destaca a importância deste trabalho realizado em Marília.
“Quando iniciamos a coleta seletiva através de Ecopontos, pensávamos na inclusão social dos catadores durante a pandemia, permitindo que estes mantivessem suas rendas, evitando a exposição ao vírus indo de casa em casa, coletando os materiais recicláveis entregues voluntariamente pela população nestes Ecopontos. Um ano após o início, os resultados nos surpreendem. Além de toneladas de resíduos coletados mensalmente que colaboram diretamente com a destinação correta dos resíduos, constatamos que durante este primeiro ano não observamos acidentes envolvendo nossas equipes de coletores, demonstrando a importância da entrega voluntária dos materiais para a reciclagem realizada por pessoas que sobrevivem deste trabalho e sabem manusear corretamente estes resíduos com uso de EPIs. Por ser um trabalho inovador na cidade, ainda estamos ajustando algumas situações, porém as estatísticas comprovam a importância dos Ecopontos para o desenvolvimento dos trabalhos de limpeza pública e inclusão social”, afirmou o secretário.
Os ecopontos instalados nas principais ruas e avenidas estão previstos nas legislações vigentes sobre resíduos sólidos urbanos e estão aptos a receberem plásticos, papéis, metais e vidros, que deverão ser depositados dentro do container. Para saber onde descartar outros resíduos acesse: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar/