Aldo Rebelo revê amigos e lança livro em Marília
Ex-ministro e seis vezes deputado Aldo Rebelo (PDT) esteve em Marília na última terça-feira, para fazer o lançamento do livro “O Quinto Movimento”. Ele foi recepcionado por lideranças políticas e simpatizantes na sala Nasib Cury, na Câmara Municipal de Marília.
Em entrevista coletiva, ele resumiu o tema do livro, que aborda os quatro principais momentos e movimentos do Brasil ao longo de sua história.
Segundo ele, a publicação aponta o que é preciso fazer para promover o Quinto Movimento do país, visando seu crescimento e a solução de problemas que são comuns a todos.
Rebelo, que tem forte atuação política, uma vez que já foi deputado e ministro de Estado, comentou o atual momento da política brasileira. Segundo ele, a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não é benéfica ao país, sob o ponto de vista do cidadão.
“Quando você vai abastecer o carro não é oferecida gasolina mais barata se você disser que é eleitor do Lula ou de Bolsonaro. Todos pagam caro. A covid não infectou apenas quem é simpatizante de um ou de outro político. Atingiu a todos”, ressaltou.
Segundo o ex-ministro, Ciro Gomes (PDT) pode ser a alternativa que todos precisam, por defender um nacionalismo mais real e sem os radicalismos dos outros candidatos. “Ciro representa o que nós entendemos ser melhor para o Brasil, pois contempla o que interessa a todos os brasileiros. Temos de atacar os problemas do país, que é comum a todos e não atacar os adversários”, apontou.
Mariliense ‘desde sempre’
Questionado sobre seu vínculo com Marília, Aldo Rebelo revelou que já visitava a cidade quando fazia parte da UNE (União Nacional dos Estudantes), na juventude. “Além disso, lá pelos idos de 1980, fiz campanha para o Franco Montoro (ex-governador, já falecido). Também tinha muita amizade com Sidney Gobetti (in memorian) e visitei vários prefeitos durante minhas andanças”, lembrou.
Rebelo destacou também que atuou e fez “dobradinha” com Osvaldo Doreto Campanari, quando o mariliense foi deputado federal.
Vereadores Eduardo Nascimento (PSDB) e Marcos Custódio (Podemos) também prestigiaram a visita do ex-ministro. Nascimento lembrou que foi integrante do PDT por quase 30 anos. “Eu estive na legenda por 26 anos e tenho muito apreço pelo Aldo Rebelo”, ressaltou.
Pré-candidato ao Senado
Aldo Rebelo é pré-candidato ao Senado pelo Estado de São Paulo. Ele destacou que pretende defender os temas que menciona no livro e apontou que São Paulo é um importante Estado para o país. “Se São Paulo não vai bem, o Brasil também não vai. O Estado concentra o que há de mais importante para o Brasil. A indústria, a ciência, a tecnologia, a economia e outros aspectos. Nós vamos defender a solução dos problemas nacionais, tendo como referência o nosso Estado”, explicou.
Também estiveram no encontro o presidente do diretório do PDT em Marília, Rafael Almeida; secretário da Cultura, André Gomes; presidente do Psol, advogado André Lisque; presidenta do Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos de Marília), Vanilda Gonçalves de Lima, acompanhada de diretores da entidade sindical e outras autoridades.