Pesquisa de opinião da NHK revela queda na taxa de aprovação do Gabinete de Kishida Fumio
Na mais recente pesquisa de opinião conduzida pela NHK, a taxa de aprovação do Gabinete do primeiro-ministro Kishida Fumio chegou a 50% – uma queda de 5 pontos percentuais com relação à pesquisa anterior, realizada uma semana antes. A taxa de reprovação aumentou em 2 pontos percentuais para 27 por cento.
A NHK realizou a pesquisa por telefone ao longo do final de semana em preparação para a eleição para a Câmara Alta, que será realizada no dia 10 de julho. Mais de 2.000 pessoas concordaram em participar do levantamento.
Cinquenta e cinco por cento dos participantes responderam que definitivamente irão votar ou já registraram seu voto no sistema de eleição antecipada. Vinte e sete por cento afirmaram que planejam votar, enquanto 10% afirmaram ainda estarem indecisos. Outros 5% disseram que não votarão.
O número de pessoas que disseram que votarão com certeza ou que já votaram foi o mesmo que na pesquisa anterior, realizada antes do voto antecipado ter sido iniciado. O total também foi o mesmo em uma pesquisa realizada três anos atrás, na última vez que ocorreu uma eleição para a Câmara Alta.
A pesquisa pediu aos participantes que escolhessem um dos tópicos em política que consideram ser o mais importante para decidir em qual partido ou candidato votarão. Quarenta e três por cento escolheram medidas econômicas, seguidos por 16% que afirmaram priorizar previdência social e por 15% que escolheram diplomacia e segurança. Os participantes que escolheram políticas de resposta ao coronavírus, emenda à Constituição e energia e meio-ambiente totalizaram 5% em cada tópico.
FONTE: NHK PORTUGUÊS