Festival Kodomo-no-Sono retorna nos dias 2 e 3 de julho com expectativa de atrair mais de 15 mil pessoas
Nos dias 2 e 3 de julho, é a vez da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono retomar sua agenda de eventos presenciais. E com muita expectativa, pois há dois anos a entidade não realiza seu tradicional festival em Itaquera, um dos mais aguardados no calendário da comunidade.
Além de ser um dos eventos de maior arrecadação para a manutenção das atividades, o evento sempre foi um dos mais importantes para os assistidos, familiares, amigos e colaboradores, pois é uma oportunidaed de se reencontrarem e se divertirem com as atrações culturais e artísticas. Tudo isso com uma grande variedade gastronômica. A expectativa por parte dos organizadores também é otimista, pois são esperadas mais de 15 mil visitantes nos dois dias.
Segundo o presidente da Kodomo, Sérgio Oda, “o Festival é um evento em que os assistidos anseiam muito, pois sempre acontece em julho, uma época que é como se fosse de férias escolares. É o período que os assistidos retornam para a casa da família por cerca de duas semanas”, explica.
O Festival é organizado com patrocínio e doações de empresas e parceiros, bem como com a ajuda de mais de 1.200 voluntários de várias associações e grupos. Nos anos de 2020 e 2021, não foi possível a realização do evento devido a pandemia, e este ano ainda sofre com as consequências. Oda conta que “há uma mudança no grupo dos voluntários”. “Até antes da pandemia, contávamos muito com a ajuda dos fujinkais [departamento de senhoras]. Por conta da idade, muitas desistiram de participar desta edição. Mas, em compensação, temos a colaboração mais ativa dos jovens”, explica.
Temática “AR” – Assim como a adaptação no grupo de colaboradores, agregando mais os jovens, aos poucos tudo volta à normalidade junto com os novos hábitos. A temática escolhida para a 37ª edição é o “AR”, por ser importante e essencial para a humanidade, além de remeter a alguns verbos que a Kodomo, como “renovAR energias, encontrAR pessoas – agregAR, apoiAR o próximo e celebrAR”. O presidente conta que a temática está também associada ao ambiente onde ocorre o festival. “Temos um grande espaço aberto na nossa sede, a ideia é oferecer um local arejado, ótimo para tomar novos ares e com segurança”, diz Oda, esperançoso com grande público e ansioso com os reencontros que movimentem e espalhem bons ventos.
Se para o público a expectativa é alta, para os assistidos o sentimento também é o mesmo. Há cerca de duas semanas eles retomaram os treinos de taikô e estão aguardando a análise dos médicos da entidade sobre a possibilidade de eles participarem e se apresentarem no evento.
Ao público, vale lembrar que não haverá visitação ao ateliê de cerâmica como era comum nas edições passadas do evento. A previsão de retorno das atividades está marcada para julho, de acordo com o presidente Oda.
Atrações – Sobre as atrações, Sérgio Oda conta que está trabalhando para “termos um show bem caprichado nos dois dias do evento” e que estão confirmadas apresentações de artistas renomados, além de outras atrações artísticas como o taikô (tambor japonês) e odori (dança típica).
Na parte gastronômica, o maior destaque é a requisitadíssima paella preparada por um grupo especializado. Há opções de pratos típicos da culinária japonesa, começando pelos temaki, yakissoba, guioza, tempurá, sushi, sashimi, yakitori, udon, okonomiyaki, takoyaki e até mochi, ainda haverá outras opções como pastel, hamburguer, churrasco, sonho, pernil e hot dog.
O evento ainda conta com área de diversão para crianças, sorteios de prêmios, barracas com produtos feitos pelos assistidos, incluindo as tradicionais cerâmicas, venda de flores, sacolão e venda de produtos diversos na área reservada aos bazaristas.
“Toda a comissão está muito animada e contente com o retorno do Festival que tanto ansiamos, estamos aguardando a visita de todos”, convida o presidente Oda.
37º Festival Kodomo-no-Sono
Quando: 02 de julho, das 11h às 17h; 03 de julho, das 9h às 17h
Local: Rua Professor Hasegawa, 1198 – Itaquera | São Paulo
Contato/Telefones: Escritório Liberdade: (11) 3208-3949 / (11) 3207-9744
Sede Itaquera: (11) 2521-6437
E-mail: kodomo@komonosono.org.br
FONTE: NIPPON JÁ