Tufão Aere desloca-se em direção à região sudoeste do Japão
O tufão Aere desloca-se para o norte, em direção a Kyushu, grande ilha da região sudoeste do Japão, depois de passar perto de Okinawa. A expectativa é de que se aproxime bastante de Kyushu e de que possivelmente chegue à ilha na terça-feira.
Meteorologistas preveem fortes chuvas nas regiões oeste e leste do país.
A Agência de Meteorologia informa que a região sul de Kyushu vem recebendo um fluxo de ar quente e úmido. Nuvens sobrecarregadas se formam nas regiões oeste e central do Japão.
A cidade de Fukui, da região central, registrou domingo cerca de 80 milímetros de chuva por hora.
A previsão da meteorologia é de que o tufão Aere se desloque para o norte, sobre o Mar da China Oriental. Depois de se aproximar da região de Kyushu, o sistema tempestuoso deverá se deslocar em direção às regiões oeste e leste do Japão.
No domingo, em Okinawa, pelo menos duas pessoas sofreram ferimentos. As águas de alguns rios das regiões central e oeste do país atingiram níveis alarmantes em determinado momento.
Autoridades estão pedindo à população que se mantenha alerta para o risco de deslizamentos de terra, inundações em baixadas e elevação do nível dos rios. Também alertam para a possibilidade de haver queda de raios, tornados e rajadas de ventos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS