Com o objetivo de promover a inclusão, vereador Dr. Elio Ajeka solicita à Prefeitura instalação de brinquedos adaptados e academia ao ar livre acessíveis na Praça Maria Izabel
A inclusão social é uma das bandeiras levantadas na Câmara Municipal de Marília por meio do vereador Dr. Elio Ajeka (PP). Pensando na ampliação das oportunidades de acesso à convivência coletiva, ao esporte e ao lazer, o edil solicitou à Prefeitura a instalação, na Praça Maria Izabel, de um playground e de uma academia ao livre inclusivos e adaptados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Recentemente o espaço público histórico de Marília, que abriga a Catedral Basílica São Bento, passou por um processo de reforma e remodelação e recebeu um pequeno playground. Conforme lembra o vereador, a Lei Federal nº 13.433 de 2017 “estabelece a obrigatoriedade da oferta, em espaços de uso público, de brinquedos e equipamentos de lazer adaptados para utilização por pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida”.
“Inclusão social é oferecer oportunidades iguais. No caso das crianças, ela ocorre quando todas podem brincar e aprender juntas. Já a academia ao ar livre é capaz de permitir aos jovens, adultos e idosos com algum tipo de deficiência a possibilidade de poder fazer exercícios, melhorando, e muito, a qualidade de vida”, disse Ajeka.
Para serem considerados inclusivos, os dispositivos de lazer devem ter acessibilidade para permitir o uso por pessoas com ou sem deficiência. E para as pessoas com necessidades especiais, promovem a cidadania por meio da inclusão, o exercício da coordenação motora e podem ser utilizados como parte do tratamento terapêutico.
“A Praça Maria Izabel é uma referência para todos os moradores de Marília. Como é central, é bastante frequentada, por isso pedi a instalação dos aparelhos inclusivos nesse espaço público. Mas o meu sonho é que Marília conte com lugares públicos cada vez mais acessíveis”, falou o vereador.