VariadosVariedades

Direitos Humanos, Conselho da Igualdade Racial e FAIP realizam 1º Café das Nações

Objetivo do encontro foi promover a integração entre imigrantes e refugiados de diversos países que hoje residem em Marília

No dia 2 de julho realizou-se nas dependências da FAIP, o 1º Café das Nações, que consistiu em um café da manhã preparado com pratos típicos de diversas nacionalidades, inclusive brasileiros, com o objetivo de promover integração entre imigrantes e refugiados de diversos países que hoje residem em nossa cidade, entre eles, Síria, Líbano, Venezuela, Bolívia, e outros.

O evento foi uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos, Conselho da Igualdade Racial e FAIP, e contou com as presenças do vice-prefeito Cícero do Ceasa; dos secretários municipais Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos) e André Gomes (Cultura); presidente do Conselho Racial, Marílis Custódio de Lima Machado; mantenedora da FAIP, Drª. Deyse Maria Alonso Shimizu; diretora financeira Tatiana Alonso Shimizu; representado a Polícia Militar, a capitão Aline Camargo; o presidente da Câmara, Marcos Rezende; Lineth Hiordana Ugarte Bustamante, representante dos imigrantes; o vereador Elio Ajeka; e o coordenador do Curso de Pedagogia e do Neaco (Núcleo de Extensão e Ação Comunitária) da FAIP, Maycon Todescato.

Durante o Café, ocorreu a solenidade de formatura da 1ª turma do PLAC (Português como Língua de Acolhimento) de 2022, que é um curso de Língua Portuguesa gratuito para imigrantes e refugiados, mais uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e FAIP. Apresentaram-se também os idosos da Quadrilha Junina da terceira-idade do SEST-SENAT, que estava muito animada.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Cultura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, bem como obteve parcerias e doações de diversos comerciantes e sindicatos da cidade.

O secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno ,elogiou a iniciativa do Conselho da Igualdade Racial em promover o Café das Nações e destacou a importância do evento para receber e acolher nossos irmãos imigrantes e refugiados. “É gratificante poder unir forças do poder público em prol ao acolhimento dessas pessoas que chegam ao Brasil, muitas vezes, sem nenhuma referência e apoio.”

A presidente do Conselho da Igualdade Racial Marílis Machado, agradeceu a colaboração da FAIP e da Secretaria de Direitos Humanos, para que o evento pudesse atingir o objetivo de acolher e integrar as diversas etnias, que estiveram presentes. “O Conselho da Igualdade Racial está empenhado em promover cada vez mais parcerias, para a realização de eventos como este, que destacam a igualdade racial, através da troca de experiência entre as diferentes culturas”.

Para Dra. Deyse Shimizu, mantenedora da FAIP, a realização do evento traz a esperança de uma vida mais leve aos imigrantes e refugiados. “Nós da FAIP prezamos pela integração dos imigrantes e refugiados. Através do NEACO (Núcleo de Extensão e Ação Comunitária) temos realizados ações gratuitas como o PLAC (Português como Língua de Acolhimento), para auxiliar no processo de naturalização dos estrangeiros, que tem interesse em adquirir os mesmos direitos dos cidadãos brasileiros como, por exemplo, o direito a prestar concursos públicos.”

A Secretaria de Direitos Humanos agradece aos patrocinadores: FAIP, SEST-SENAT, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Supermercado Tauste, Maripães, Spiltag, Coca-Cola FEMSA, Café Dona Santina, Supermercado Florentino, Grespan Pães Congelados, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Químicos, Supermercado Marandola, Salgados Miyabara, Bild Desenvolvimento Imobiliário, Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *