Direitos Humanos, Conselho da Igualdade Racial e FAIP realizam 1º Café das Nações
Objetivo do encontro foi promover a integração entre imigrantes e refugiados de diversos países que hoje residem em Marília
No dia 2 de julho realizou-se nas dependências da FAIP, o 1º Café das Nações, que consistiu em um café da manhã preparado com pratos típicos de diversas nacionalidades, inclusive brasileiros, com o objetivo de promover integração entre imigrantes e refugiados de diversos países que hoje residem em nossa cidade, entre eles, Síria, Líbano, Venezuela, Bolívia, e outros.
O evento foi uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos, Conselho da Igualdade Racial e FAIP, e contou com as presenças do vice-prefeito Cícero do Ceasa; dos secretários municipais Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos) e André Gomes (Cultura); presidente do Conselho Racial, Marílis Custódio de Lima Machado; mantenedora da FAIP, Drª. Deyse Maria Alonso Shimizu; diretora financeira Tatiana Alonso Shimizu; representado a Polícia Militar, a capitão Aline Camargo; o presidente da Câmara, Marcos Rezende; Lineth Hiordana Ugarte Bustamante, representante dos imigrantes; o vereador Elio Ajeka; e o coordenador do Curso de Pedagogia e do Neaco (Núcleo de Extensão e Ação Comunitária) da FAIP, Maycon Todescato.
Durante o Café, ocorreu a solenidade de formatura da 1ª turma do PLAC (Português como Língua de Acolhimento) de 2022, que é um curso de Língua Portuguesa gratuito para imigrantes e refugiados, mais uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e FAIP. Apresentaram-se também os idosos da Quadrilha Junina da terceira-idade do SEST-SENAT, que estava muito animada.
O evento contou com o apoio das Secretarias de Cultura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, bem como obteve parcerias e doações de diversos comerciantes e sindicatos da cidade.
O secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno ,elogiou a iniciativa do Conselho da Igualdade Racial em promover o Café das Nações e destacou a importância do evento para receber e acolher nossos irmãos imigrantes e refugiados. “É gratificante poder unir forças do poder público em prol ao acolhimento dessas pessoas que chegam ao Brasil, muitas vezes, sem nenhuma referência e apoio.”
A presidente do Conselho da Igualdade Racial Marílis Machado, agradeceu a colaboração da FAIP e da Secretaria de Direitos Humanos, para que o evento pudesse atingir o objetivo de acolher e integrar as diversas etnias, que estiveram presentes. “O Conselho da Igualdade Racial está empenhado em promover cada vez mais parcerias, para a realização de eventos como este, que destacam a igualdade racial, através da troca de experiência entre as diferentes culturas”.
Para Dra. Deyse Shimizu, mantenedora da FAIP, a realização do evento traz a esperança de uma vida mais leve aos imigrantes e refugiados. “Nós da FAIP prezamos pela integração dos imigrantes e refugiados. Através do NEACO (Núcleo de Extensão e Ação Comunitária) temos realizados ações gratuitas como o PLAC (Português como Língua de Acolhimento), para auxiliar no processo de naturalização dos estrangeiros, que tem interesse em adquirir os mesmos direitos dos cidadãos brasileiros como, por exemplo, o direito a prestar concursos públicos.”
A Secretaria de Direitos Humanos agradece aos patrocinadores: FAIP, SEST-SENAT, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Supermercado Tauste, Maripães, Spiltag, Coca-Cola FEMSA, Café Dona Santina, Supermercado Florentino, Grespan Pães Congelados, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Químicos, Supermercado Marandola, Salgados Miyabara, Bild Desenvolvimento Imobiliário, Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral.