Janela Para o JapãoNotícias

Japão planeja realizar funeral de Estado para ex-premiê Abe Shinzo

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, afirma que o governo vai realizar um funeral de Estado para o ex-premiê Abe Shinzo, no outono japonês.

Kishida anunciou o plano em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, após ter oferecido condolências pela morte de Abe, que foi fatalmente baleado quando fazia um discurso de campanha na última sexta-feira, 8.

Kishida mencionou as conquistas políticas tanto internas quanto externas, como razões para a realização de um funeral bancado pelo Estado.

O atual primeiro-ministro elogiou a liderança de Abe, que ocupou o mesmo cargo por um total de oito anos e oito meses, tornando-se assim o premiê japonês que mais tempo permaneceu no poder.

Kishida acrescentou que Abe desempenhou um papel essencial na reconstrução da região nordeste do Japão, atingida pelo terremoto seguido de tsunami em 2011.

Também afirmou que Abe ajudou a revitalizar a economia japonesa, e obteve grandes conquistas diplomáticas com base na sólida aliança nipo-americana.

Ademais, disse também que Abe obteve alto reconhecimento da comunidade internacional, incluindo de líderes estrangeiros.

Kishida afirmou que tanto a população no Japão quanto pessoas no exterior lamentaram a morte repentina de Abe em um ataque violento durante a campanha eleitoral, que é a própria base da democracia.

O atual premiê disse que, ao velar Abe em um funeral com honrarias de Estado, ele quer destacar a determinação do Japão de proteger a democracia, sem margem para ceder à violência. Acrescentou que quer mostrar ao mundo sua intenção de seguir os passos de Abe ao conduzir esta vigorosa nação e abri-la para o futuro.

Este será o segundo funeral de Estado para um ex-primeiro-ministro após a Segunda Guerra Mundial. O único até então havia sido oferecido ao ex-premiê Yoshida Shigeru, que morreu em 1967.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *