Ex-dirigente dos Jogos de Tóquio pode ter recebido taxa de patrocinador
Fontes afirmam que um ex-dirigente do comitê organizador da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio pode ter recebido o pagamento de uma vultosa taxa de consultoria de um dos patrocinadores dos Jogos.
Takahashi Haruyuki integrava a diretoria executiva do comitê. Ele é presidente do conselho de administração de uma empresa com sede em Tóquio que firmou contrato de consultoria com a grande varejista de vestuário masculino Aoki Holdings.
Segundo as fontes, a empresa de Takahashi teria recebido centenas de milhares de dólares da Aoki Holdings quando ele era membro da diretoria executiva do comitê. A Aoki Holdings foi uma das patrocinadoras dos Jogos de Tóquio e forneceu os uniformes oficiais do certame.
Promotores na capital japonesa interrogaram o ex-presidente do conselho de administração da Aoki Holdings. Fontes dizem que ele confessou ter pago a quantia. Takahashi, por sua vez, nega ter favorecido a empresa de vestuário no que se refere aos Jogos de Tóquio.
O Código Penal do Japão proíbe integrantes de diretorias executivas de comitês organizadores de receber quantias em dinheiro ou presentes relacionados às suas funções.