Campeonato mundial de bilboquê kendama é realizado em Hiroshima
Praticantes de bilboquê kendama, tradicional no Japão, disputaram o título mundial em torneio realizado na cidade de Hatsukaichi, da província de Hiroshima, na região oeste do país.
Afirma-se que a cidade foi a primeira localidade do Japão a fabricar o brinquedo de habilidades. O evento deste ano teve a participação recorde de 725 pessoas, de 12 países e territórios — incluindo, além do Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Quarenta dos participantes que venceram a rodada preliminar disputaram a final no domingo.
Na final, cada jogador exibiu uma série de técnicas difíceis em no máximo três minutos e competiu pelo melhor placar geral. O público aplaudia intensamente cada vez que jogadores demonstravam determinada técnica.
O certame tem sido realizado nos últimos oito anos. No entanto, este foi o primeiro campeonato na modalidade presencial em três anos, em razão da pandemia do coronavírus.
Takuya, aluno do 2º ciclo do ensino fundamental, de Tóquio, saiu-se vitorioso pela segunda vez. O menino conquistou o título pela primeira vez dois anos atrás.
FONTE : NHK PORTUGUÊS