Brasileira passa mal no pico do Monte Fuji e é resgatada após fazer escalada sem roupa de frio
Uma brasileira de 25 anos foi resgatada do pico do Monte Fuji por uma equipe do Corpo de Bombeiros, na terça-feira (16), após passar mal e ficar sem condições de descer a montanha por conta própria, informaram as emissoras TV Shizuoka e a Asahi Shizuoka TV.
Em companhia de dois amigos, a brasileira, residente em Kosai (Shizuoka), começou a escalar a montanha mais alta do Japão, com 3.776 metros, por volta das 18h de segunda-feira (15).
Depois de atingir o pico do Monte Fuji na manhã seguinte, ela ficou com o corpo tremendo e começou a passar mal, com o rosto pálido. Um dos amigos ligou para o número de emergência da polícia, 110, e uma equipe de resgate foi buscá-la com um veículo de esteira para áreas montanhosas.
De acordo com a polícia, a brasileira estava usando apenas roupas leves, mas escalar o Monte Fuji ou qualquer outra montanha alta exige vestimentas apropriadas por causa do frio.
Além das baixas temperaturas, uma pessoa que não está acostumada a altitudes acima de 3.000 metros também pode passar mal devido ao ar rarefeito.
A polícia disse que, para escalar o Monte Fuji e outras montanhas, é necessário fazer um planejamento antecipado, providenciando roupas apropriadas e itens de segurança, como lanternas e sapatos para montanhismo.
O Monte Fuji fica aberto para escalada todos os anos no verão, entre os meses de julho e agosto.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE