Hamamatsu faz alerta sobre vazamento de 1.900 litros de ácido sulfúrico
Cerca de 1.900 litros de ácido sulfúrico concentrado vazaram de uma fábrica em Hamamatsu (Shizuoka) na terça-feira (16) e as autoridades da cidade alertaram os moradores para que não se aproximem do local, informaram o jornal Yomiuri e a emissora Shizuoka Asahi TV.
O vazamento ocorreu na fábrica de isolantes térmicos Nippon Keical, que fica no bairro Nakagawa, área de Hosoe, distrito de Kita, perto do rio Miyakoda.
Representantes da empresa disseram que, devido a um mal funcionamento do equipamento que dilui o ácido, a tubulação foi danificada e o produto vazou.
Um funcionário notou o vazamento por volta do meio-dia de terça-feira. No dia anterior, a fábrica não funcionou e uma inspeção feita no final da tarde não detectou nenhuma anormalidade.
Segundo a Nippon Keical, uma parte do ácido foi absorvida pela terra e outra vazou para um canal de água, onde sacos de areia foram colocados para tentar minimizar os danos.
O ácido sulfúrico concentrado pode causar graves queimaduras em contato com a pele e até perda da visão se o produto entrar acidentalmente no olho.
Além de pedir para não se aproximar da fábrica, as autoridades de Hamamatsu solicitaram a suspensão do uso de água de poço e do bombeamento de água para irrigar plantações nas proximidades.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE