Japão busca medicamento via oral para pacientes com sintomas leves de Covid-19
O Japão está negociando com a norte-americana Merk & Co. para ter o fornecimento de um medicamento via oral contra a Covid-19 para pacientes com sintomas leves, segundo fontes familiarizadas com o assunto, publicou a Kyodo News.
O medicamento antiviral Molnupiravir impede o vírus de entrar ou de se multiplicar no corpo, podendo ser ingerido em casa, ao contrário de outros já existentes, como casirivimabe e imdevimabe, que precisam ser administrados por via intravenosa em um tratamento de “coquetel de anticorpos”.
O anúncio aumenta as esperanças de que o medicamento possa ser prescrito e assim seja possível reduzir a tensão nas instalações médicas.
O então primeiro-ministro Yoshihide Suga havia mencionado na semana passada sobre as negociações que deverão beneficiar os pacientes com sintomas leves.
A Merck deve entrar com pedido para o uso emergencial do medicamento nos Estados Unidos, assim como no Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, contando com sua aprovação rápida, disseram as fontes.
O Molnupiravir reduziu pela metade a probabilidade de hospitalização ou morte, de acordo com uma análise provisória de ensaios clínicos em áreas incluindo Japão, Europa e Estados Unidos.
Outras farmacêuticas estão trabalhando no desenvolvimento de medicamentos a serem ingeridos via oral, como a norte-americana Pfizer Inc., a suíça Roche Holding AG e a japonesa Shionogi & Co.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE