Casos de sífilis no Japão atingem um número sem precedentes
O Japão está registrando um número sem precedentes de casos de sífilis este ano, tendo já ultrapassado o total obtido em 2021.
A sífilis é uma infecção bacteriana transmitida principalmente por contato sexual. As pessoas com a doença podem não apresentar sintomas, ou ter sintomas que desaparecem em pouco tempo. Se não forem tratados, os pacientes poderão desenvolver problemas cerebrais ou cardíacos graves.
Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, 8.155 casos foram relatados entre janeiro e 4 de setembro. O número constitui uma elevação de 70% em relação àquele registrado no mesmo período de 2020, e é o maior desde que dados comparativos começaram a ser disponibilizados em 1999. Em 2021, o total foi de 7.983 casos. Se a cifra continuar crescendo no atual ritmo, o total anual poderá ultrapassar a marca de 10 mil.
O professor associado da Universidade de Kobe, Shigemura Katsumi, que supervisiona medidas contra sífilis na Associação Japonesa para Doenças Infecciosas, diz que relações sexuais desprotegidas aumentam o risco de infecção. Ele acrescenta que mais indivíduos estão tendo contatos sexuais com inúmeras pessoas que encontram pela internet.
Shigemura enfatiza que sífilis tem cura, por isso as pessoas que estiverem preocupadas com a possível infecção não devem hesitar em fazer teste.
FONTE : NHK PORTUGUÊS