Sobe para 9,5 milhões o total de pessoas obrigadas a evacuar no oeste do Japão
Mais de 9,5 milhões de pessoas no oeste do Japão foram obrigadas a buscar refúgio durante a passagem do tufão Nanmadol até esta segunda-feira (19), publicou a NHK.
O alerta de nível 5, o mais alto da escala relativa a desastres no Japão, foi emitido na manhã desta segunda-feira para 530.000 residentes em Kagoshima, Oita, Miyazaki, Kumamoto e Yamaguchi.
O alerta vale para cerca de 205.000 residentes de quatro cidades de Kagoshima; mais de 183.000 pessoas em quatro cidades, 10 vilas e duas aldeias em Miyazaki; e cerca de 123.000 pessoas em três cidades da província de Oita. Também inclui uma vila na província de Kumamoto e uma cidade na província de Yamaguchi.
O total chega a cerca de 9 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus lares nas regiões de Kyushu, Shikoku e Chugoku.
Segundo a TBS, 75 pessoas foram confirmadas como feridas em sete províncias de Kyushu em razão do tufão.
A TV Asahi informou que um idoso foi encontrado morto em uma rua na cidade de Nakama, na província de Fukuoka. A polícia não sabe ainda se a morte do homem tem relação com o tufão. O corpo não tem ferimentos visíveis.
Nas cidades de Ebino e Misato, na província de Miyazaki, foram registradas chuvas recordes de mais de 700 milímetros, segundo o Weather News. O número excede a precipitação média de setembro.
O nível dos rios de Miyazaki, Oita, Kumamoto e outras da região continua subindo.
Na cidade de Kitakyushu, província de Fukuoka, uma grande placa de propaganda no telhado de um prédio arrebentou com o vento e caiu sobre a rua, bloqueando três pistas.
Já na cidade de Miyakonojo, província de Miyazaki, um homem de 60 anos foi encontrado em estado de parada cardiorrespiratória em um carro submerso, e mais tarde foi confirmado como morto.
Danos materiais foram registrados em vários locais, com a queda de árvores e postes de energia. A Kyushu Electric Power disse que cerca de 300.000 casas nessas sete províncias estavam sem energia desde as 8h.
A passagem do poderoso tufão também causou a suspensão de voos de e para a região de Kyushu, afetando cerca de 81.000 passageiros.
Além disso, foi suspensa a circulação de trens-bala e comuns na área.
Muitas rodovias expressas da região, como a Kyushu Expressway e Nagasaki Expressway, foram fechadas ao tráfego.
SITUAÇÃO ATUAL
Após às 12h, o tufão 14 estava se movendo perto da província de Yamaguchi. E sua passagem pelas regiões de Kyushu, Chugoku e Shikoku podem resultar em mais danos, além dos já registrados. O Nanmadol afetará a região de Kinki a partir da manhã de terça-feira (20) e de Tokai, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
O tufão segue em velocidade baixa, de 15 km/h, para nordeste, com pressão central de 975 hectopascais, velocidade máxima do vento 108 km/h e rajadas de vento de 162 km/h.
Ao se dirigir para Honshu, o tufão deverá se transformar em um ciclone tropical no leste do país, mas com risco de afetar uma grande área ao norte do Japão.
A velocidade máxima do vento (velocidade máxima instantânea do vento) prevista para o dia 19 é de 30 metros (45 metros) nas regiões norte de Kyushu, Chugoku, Shikoku e Kinki, e 25 metros (35 metros) nas regiões sul de Kyushu, Hokuriku e Tokai.