Aumenta para 63 mil as casas sem água em distrito da cidade de Shizuoka
Aumentou para 63.000 o total de residências sem fornecimento de água na cidade de Shizuoka, que fica na província de mesmo nome, desde que o tufão nº 15 atingiu fortemente a região, com grande quantidade de detritos bloqueando a captação de água de um rio, publicou o jornal Asahi.
Os moradores mais atingidos são do distrito Shimizu, que precisam levar galões, garrafas pet e até vasilhas para pegar água em um dos 28 caminhões-tanque enviados pela prefeitura.
O prefeito de Shizuoka, Nobuhiro Tanabe, havia dito ainda no domingo (25) que esperava retomar o fornecimento de água dentro de uma semana, quando visitou a estação de captação de água do rio Okitsu, que estava totalmente entupida de detritos trazidos pela cheia do rio.
Mas pode demorar para resolver o problema. Trabalhadores estão removendo galhos e troncos de árvores, areia e pedras com as mãos, já que não é possível o uso de máquinas pesadas no local.
A inesperada situação fez com que as autoridades municipais considerassem expandir o número de estações de captação de água naquela área de Shizuoka.
Por enquanto a previsão é de ampliar o horário de abastecimento atualmente oferecido das 7h às 21h.
Em razão do problema, o Conselho de Educação decidiu fechar temporariamente 42 escolas de ensino fundamental e médio desde a segunda-feira (26).
A passagem do tufão deixou um rastro de destruição na província no fim de semana. Duas pessoas morreram e uma continua desaparecida.
As fortes chuvas causaram a inundação de casas e deslizamentos de terra.
A situação chegou ao ponto de a província de Shizuoka solicitar à Força de Autodefesa Terrestre o envio de uma equipe de operação de socorro em desastres.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE