Santa Casa de Marília fica entre as cinco melhores instituições no Prêmio Referências da Saúde 2022
A Santa Casa de Marília ficou entre as cinco melhores instituições no Prêmio Referências da Saúde 2022, na categoria Gestão Administrativo-Financeira. O case apresentado pela unidade hospitalar filantrópica mariliense teve como tema “Eficiência Energética: Redução de Custos e Contribuição Socioambiental”.
Além da Santa Casa de Marília, tiveram seus cases entre os mais bem classificados na categoria Gestão Administrativo-Financeira do Prêmio Referências da Saúde 2022 as seguintes instituições: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Santa Izabel da Bahia, IASIS Health S/A e Faturabc-Health Audit.
“Implantamos um projeto de eficiência energética há um ano e meio com investimento de R$ 850 mil, em uma parceria com a CPFL. Já trouxemos uma economia de 11% aos cofres do hospital. Com as mais de 1 mil placas fotovoltaicas funcionando, o consumo de energia, em breve, será reduzido em 41%”, explicou o diretor-administrativo, João Luís Castro Vellucci.
Desde fevereiro de 2021, o hospital migrou para o mercado livre de energia, com uma redução de 33,5% nos custos em relação ao mercado regulado. A aquisição de energia limpa e renovável deixou de emitir 214 toneladas de CO² na atmosfera, equivalente a 257 campos de futebol de árvores plantadas.
Conforme Vellucci, as questões socioambientais estão cada vez mais relevantes nos novos negócios e a Santa Casa de Marília está indo de encontro a tudo isso. “Através deste projeto unimos sustentabilidade, economia financeira e ganhos para a sociedade”.
Por conta da aquisição de energia limpa e preocupação com o meio ambiente, a Santa Casa de Marília credenciou-se junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para a conquista do “Selo Verde” de energia responsável, concedido pela empresa Witzler Esco e pela entidade certificadora SBC (Serviço Brasileiro de Certificações).
O prêmio
O Prêmio Referências da Saúde é entregue a partir de um estudo anual realizado pelo portal Saúde Business e pelo HIS (Healthcare Innovation Show).
Seis cases foram escolhidos, sendo um por categoria, pelo júri técnico e ganharam destaque, se apresentando no evento. Com o objetivo de retratar e destacar boas práticas do setor da saúde e acompanhar o grau de maturidade do segmento, o prêmio busca reconhecer o trabalho feito pelas equipes e compartilhar cases que ajudem a solucionar desafios estruturais da área.
Foram mais de 220 inscrições na premiação, com representantes de instituições de saúde de todo o Brasil, que submeteram seus cases de sucesso em gestão, tecnologia e inovação na saúde. O evento para a entrega da premiação aconteceu em São Paulo, nos dias 21 e 22 de setembro.
O Prêmio Referências da Saúde é realizado em parceria com empresas referência no setor, que atuam como júri técnico na avaliação.
Para a 12ª edição do prêmio, seis categorias foram avaliadas: Gestão Administrativo-Financeira; Governança Corporativa; Gestão de Pessoas, em parceria com a PwC; Tecnologia da Informação, em parceria com a ABCIS; Qualidade Assistencial, em parceria com a ONA; e Facilities, em parceria com Marcelo Boeger. Os avaliadores receberam as inscrições completas e anonimizadas para análise dos critérios: (1) Propósito, (2) Diagnóstico x Solução Projetada, (3) Execução, (4) Benefícios Apurados e (5) Inovação.
FONTE: SITE DA SANTA CASA DE MARILIA