Coreia do Norte faz dois novos lançamentos de mísseis balísticos
O Ministério da Defesa do Japão afirma que, na manhã desta quinta-feira, a Coreia do Norte fez dois novos lançamentos de mísseis balísticos. Desta vez os projéteis teriam caído no Mar do Japão.
Autoridades da pasta acreditam que, neste sexto disparo norte-coreano em 12 dias, os dois projéteis teriam caído fora da Zona Econômica Exclusiva do país. Na visão de analistas, trata-se de testes que permitem à Coreia do Norte aprimorar a sua capacidade bélica.
Pyongyang já havia feito soar o alarme na terça-feira ao disparar um míssil que sobrevoou o território japonês — algo inédito em cinco anos. O míssil balístico de alcance intermediário venceu uma distância de 4.600 quilômetros — a mais longa trajetória já percorrida por um projétil norte-coreano.
O primeiro-ministro do Japão condenou os repetidos disparos. Kishida Fumio declarou: “Instruí os ministérios relacionados a prestar informações ao público e a garantir a segurança da população. É a sexta vez que Pyongyang lança mísseis em um período muito curto desde o fim de setembro. Trata-se de algo absolutamente inaceitável”
O ministro da Defesa informou que o governo japonês apresentou protesto formal contra a Coreia do Norte por intermédio da Embaixada do Japão em Pequim. Hamada Yasukazu classificou os disparos de ameaça à paz e à estabilidade.
Os lançamentos desta quinta-feira sucedem a críticas severas feitas por Pyongyang a Seul e a Washington pelo que chamou de escalada do clima de tensão militar. Na quarta-feira, um porta-aviões americano retornou para águas a leste da península coreana.
FONTE: NHK PORTUGUÊS