Pesquisa mostra que 28% das empresas japonesas querem aumentar o quadro de funcionários
Levantamento feito pelo Instituto Japonês para Políticas e Treinamento Trabalhista revelou que 28% das empresas japonesas esperam aumentar o número de funcionários, superando a redução sofrida no quadro de trabalhadores em razão da pandemia. Mas há ainda o temor de que a infecção volte a se espalhar, publicou a NHK.
O Instituto é uma agência administrativa independente e conduz pesquisas com mais de 11.000 empresas para analisar os efeitos da pandemia no setor, e no último levantamento obteve respostas de 3.700 empresas.
Além de 28% das respondentes terem dito que esperam aumentar o número de funcionários, 63,5% disseram que a perspectiva é de manter quase o mesmo total, enquanto 8,5% acreditam que diminuirão.
Entre as que disseram que pretendem aumentar o quadro, 48,1% das empresas são do setor de tecnologia (informação e comunicação) e 40,2% da indústria de alimentos, bebidas e hospedagem.
Por outro lado, 12,9% do comércio varejista e 12,1% daquelas que prestam serviço de transportes falaram que deverão reduzir o quadro de trabalhadores.
O pesquisador-chefe do Instituto, Masayuki Nakai, disse: “Muitas empresas estão com falta de mão de obra e estão altamente motivadas a contratar funcionários em tempo integral. Mas o futuro é incerto quanto ao aumento dos números.”
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE