Projeto ‘Desconecta’ incentiva brincadeiras tradicionais e distribui brinquedos e doces no Dia das Crianças
Nesta terça-feira (12), Dia das Crianças, o projeto “Desconecta” vai realizar uma comemoração da data em Marília (SP). Será realizada a distribuição de kits com brinquedos e doces para as crianças do bairro Costa e Silva, na zona sul da cidade.
O evento será na Praça Pública, que fica na Rua Fernando Fontana 300, a partir das 14h. Segundo uma das idealizadoras do projeto, a esteticista Lauriele da Silva a comemoração do Dia das Crianças é uma oportunidade para retomada do projeto que começou em 2019, mas precisou ser interrompido por causa da pandemia.
“Como nós tivemos que parar com as atividades de socialização que fazíamos com as crianças por causa da pandemia, vamos promover essa festa no Dia das Crianças com a distribuição de kits com brinquedos e doces. Vamos ter educadores físicos para nos ajudarem a manter o distanciamento e se for possível a gente vai promover atividades com as crianças. É uma forma de vermos se vai ser possível retomarmos as atividades presenciais com segurança, com as crianças mantendo o distanciamento sem muito contato. Vamos fazer esse teste agora no dia 12 para que quando pudermos voltar com as atividades com as crianças possamos fazer isso com segurança.”
A ideia surgiu da necessidade de resgatar as crianças para a diversão fora das telas de computadores e celulares. No começo as mães se reuniram para promover algumas atividades ao ar livre e incentivar as brincadeiras tradicionais.
Depois, com a autorização para usar o centro comunitário do bairro, as atividades com as crianças passaram a ser realizadas duas vezes por semana e toda a sexta-feira acontecia as rodas de conversa. Por causa da pandemia, em março de 2020, o grupo precisou suspender as atividades. O projeto chegou a receber 22 crianças nesses encontros.
“Em 2019, ano que começamos o projeto com os encontros semanais a gente recebeu crianças com autismo, com transtorno alimentar, ansiedade e as mamães falaram coisas muito positivas do projeto, da participação das crianças, que elas estavam se desenvolvendo. É um trabalho muito gratificante que fez a diferença na nossa comunidade.”
No Dia das Crianças do ano passado já na pandemia foi realizada uma ação de distribuição de kits com doces para as crianças e a iniciativa vai ser repetir esse ano.
“Vamos fazer a distribuição dos kits, com todo cuidado necessário para esse momento que estamos vivendo ainda, distribuição de algodão doce. É um desejo do nosso coração desde 2019 que o nosso projeto cresça e eventos assim são oportunidades. Nós estamos nos preparando para fornecer 300 kits, mas com a formalização do projeto por meio de uma MEI conseguimos doações de empresas e esperamos conseguir distribuir 500 kits”, completa Lauriele.
A expectativa é que projeto possa retomar as atividades no ano que vem. “Como as aulas estão voltando agora, as crianças de 12 anos sendo vacinadas eu creio que logo liberam o retorno das nossas atividades. Estamos com a esperança de janeiro já conseguirmos retomar por conta também das férias escolares, as crianças ficam em casa e os pais trabalhando, ficam com o tempo ocioso e acabam recorrendo a internet e a nossa esperança é que em janeiro a gente já consiga retomar as atividades no centro comunitário.”
FONTE: G1