Irmãs de cingalesa falecida em centro de detenção de imigração exorta Japão a melhorar sistema
Familiares de uma mulher cingalesa que faleceu em um centro de detenção do departamento de imigração no Japão exigiram a melhoria do sistema do país.
Duas irmãs mais jovens de Wishma Sandamali, que morreu em uma instalação da imigração na cidade de Nagoya no ano passado, fizeram o apelo em Tóquio na terça-feira, seguindo o conselho das Nações Unidas.
O Comitê de Direitos Humanos da ONU emitiu, na semana passada, um relatório exortando o Japão a melhorar a forma como os detidos são tratados nas instalações de detenção do setor de imigração. Três detentos morreram entre 2017 e 2021 em tais locais.
Uma das irmãs, Poornima, disse que o relatório das Nações Unidas informou ao mundo como as autoridades de imigração do Japão tratam os detentos. Ela disse que quer que o governo japonês mude seu sistema de detenção de imigrantes.
A outra irmã, Wayomi, exortou o governo japonês a colocar suas palavras em prática.
Os familiares de Wishma entraram com uma ação judicial demandando indenização do governo, alegando que as autoridades do departamento de imigração não forneceram cuidados médicos necessários a Wishma, apesar do agravamento das suas condições.
FONTE: NHK PORTUGUÊS