Premiê japonês fala sobre preparação para uma próxima crise de saúde durante cúpula do G20
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, declarou durante a cúpula do G20 – atualmente em andamento – que seu país pretende liderar os esforços internacionais para preparar o mundo para uma futura crise de saúde.
O tópico saúde global estava na agenda do encontro na terça-feira, o primeiro dia da cúpula dos líderes em Bali, na Indonésia.
Kishida explicou o suporte japonês até o momento principalmente para países em desenvolvimento para que possam lidar com o coronavírus. Ele reforçou a necessidade de que a comunidade internacional continue a adotar as medidas enquanto a pandemia não termina.
O premiê mencionou ainda a importância de se preparar para uma futura crise na saúde baseada nas experiências com a Covid-19.
Kishida falou também sobre a necessidade de se criar um sistema que garanta que todos no mundo tenham acesso a serviços médicos e de saúde necessários.
Ele disse que o Japão tem como objetivo liderar os esforços em cooperação próxima com os países membros do G20.
Kishida indicou que o tema da saúde global será discutido durante o encontro do G7, marcado para ocorrer no ano que vem na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão.
FONTE: NHK PORTUGUÊS