VariadosVariedades

Saúde alerta sobre medidas de  prevenção à gripe H1N1 e Covid-19

Secretário da Saúde, Dr. Sérgio Nechar, lembra que neste período do ano a transmissão do vírus da gripe é mais frequente

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população sobre os cuidados e medidas de prevenção à gripe H1N1, causada pelo vírus Influenza e a Covid-19. 
De acordo com o responsável pela pasta, Dr. Sérgio Nechar, neste período do ano a transmissão do vírus da gripe é mais frequente. Lavar as mãos com mais frequência, principalmente quando utilizar ônibus circular e quanto entrar lugares públicos e evitar lugares fechados com muitas pessoas, são algumas ações de prevenção que devem ser reforçadas nesta época de transmissão do vírus; além da recomendação de usar máscara aos grupos de risco nestes lugares. 
Já quem está gripado deve evitar compartilhar utensílios, copos, objetos pessoais, usar máscara e priorizar o uso do lenço descartável para higiene da face das vias respiratórias.
A orientação é para que as pessoas que eventualmente não se vacinaram que procurem uma das unidades de saúde do município para concluir a sua vacinação. 
Além disso, as pessoas dentro do grupo de risco que tiverem algum sintoma de gripe ou resfriado (nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, dores pelo corpo) devem procurar de imediato uma unidade básica de saúde ou serviços de pronto atendimento do município. 
“É importante as pessoas saberem que qualquer dificuldade respiratória, febre por mais de três dias são indicativos de algo que se agrava. Não podemos deixar chegar a esse ponto, por que o uso do antiviral – da medicação que ajuda a combater o vírus da gripe o H1N1 – deve ser tomado nas primeiras 48 horas dos sintomas, por isso a importância das pessoas procurarem a unidade nos primeiros dois dias de sintomas”, afirmou Dr. Sérgio Nechar.


Entre as medidas de promoção e prevenção reforçamos:
• Vacinação contra a influenza e Covid-19
• Adoção de medidas de etiqueta respiratória
• Higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel
• Atendimento médicos nos casos sintomáticos
• Afastamento e uso de máscara por sintomáticos respiratórios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *