Eclee Fitness doa retalhos de tecidos para a confecção de bonecos terapêuticos à Santa Casa de Marília
A Eclee Fitness doou retalhos de tecidos para a confecção de bonecos terapêuticos para a Santa Casa de Marília. Representante da empresa esteve na instituição esta semana para fazer a entrega dos donativos.
Desde o início da nossa empresa pensamos que, além da tecnologia em tecidos, faríamos um trabalho solidário. Crianças sempre mexeram comigo e conversei com a minha sócia (Márcia Souza) para fazermos esta doação, sendo algo que fizesse bem para elas. Fui atrás de alguns projetos em hospitais, mas não havia recebido resposta e em contato com o Projeto Benfazer vi que tinha um lençol da Santa Casa e foi então que entrei em contato com o hospital. Cada retalhinho daquele tecido que sobrou vai ser algo muito especial para ajudar e transformar a vida das crianças. Não quero que minha vida seja apenas uma passagem, mas sim que Deus nos use para ajudar a vida das pessoas de alguma forma. Espero que isso venha a agregar na vida das famílias e das crianças”, enfatizou a sócia-proprietária da Eclee Fitness, Valéria Lima.
A médica coordenadora da Pediatria da Santa Casa de Marília, Renata Trinca, agradeceu a doação e comentou sobre a efetivação do projeto no hospital. “Estes retalhos de tecidos serão muito importantes para nós para a confecção dos bonecos terapêuticos por voluntárias. O uso destes bonecos é importante para distração da criança e para demonstrar os procedimentos que serão realizados para que a criança fique mais colaborativa”, destacou.
Bonecos terapêuticos
Este ano, o Bloco Pediátrico da Santa Casa de Marília implementou o programa com bonecos terapêuticos do Instituto Ébera, que desenvolve o Projeto Benfazer. O objetivo é fazer com que as crianças entendam os procedimentos pelos quais estão passando e assimilem melhor o tratamento no hospital.
Trata-se de um projeto de como assistir a criança hospitalizada de uma maneira bem humanizada.
As primeiras unidades dos bonecos terapêuticos foram doadas pelo Instituto Ébera, do Projeto Benfazer. A partir dos esboços os bonecos foram customizados de acordo com as características das crianças, simulando a colocação de oxigênio, de soro através do portocath ou de gesso para tratamentos ortopédicos.
O Projeto Benfazer é baseado em uma metodologia dos Estados Unidos denominada Child Life Specialist, que visa a humanização do cuidado do paciente pediátrico dentro do ambiente hospitalar.