Unesco poderá declarar grupo de danças japonesas Patrimônio Cultural Intangível
Em sessão que se inicia nesta segunda-feira na capital do Marrocos, Rabat, um grupo de danças tradicionais do Japão poderá ser declarado Patrimônio Cultural Intangível por um comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O Comitê Intergovernamental para Salvaguarda de Patrimônios Culturais Intangíveis vai analisar arquivos de avaliação entregues por diferentes países. Estarão incluídas 46 indicações feitas à Lista Representativa de Patrimônios Culturais Intangíveis da Humanidade.
A indicação correspondente ao Japão tem por título “Furyu-odori, danças rituais imbuídas de esperança e preces populares”. Trata-se de 41 danças folclóricas com acompanhamento musical que são executadas há séculos em determinadas épocas do ano.
Integra o grupo Chakkirako, evento de danças da província de Kanagawa já declarado patrimônio em 2009.
Também estão incluídas danças das celebrações de Bon executadas em Nishimonai, localidade da província de Akita, e em Tsushima, da província de Nagasaki; assim como Kanomizu-kakeodori, dança com acompanhamento de tambores da província de Gifu.
Em 1º de novembro, a comissão de especialistas para avaliação da Unesco recomendou que as Furyu-odori sejam declaradas Patrimônio Cultural Intangível.
O comitê intergovernamental deverá discutir a recomendação na quarta-feira.
FONTE: NHK PORTUGUÊS