Jairo Tamura faz história como primeiro nikkei a assumir a Prefeitura de Londrina
Foram apenas sete dias, mas período suficiente para o presidente da Câmara Municipal, vereador Jairo Tamura, entrar para a história como primeiro nikkei a assumir a Prefeitura de Londrina, segunda maior cidade do Estado do Paraná. Em seu terceiro mandato como vereador, Tamura assumiu interinamente em 30 de novembro, quando o prefeito em exercício, João Mendonça, transmitiu o cargo ao nikkei, que ficou no posto até 7 de dezembro, quando encerraram as férias do prefeito Marcelo Belinati. Com isso, a presidência da Câmara Municipal de Londrina (CML) passou para a vereadora Daniele Ziober, primeira mulher a ocupar a cadeira no Legislativo.
Ao jornal Nippon Já, Jairo Tamura destacou a importância do feito, mesmo que por um curto período. “Londrina já teve vários vereadores, mas nenhum que ocupasse o cargo de prefeito até então”, disse, explicando que aproveitou para acompanhar as obras que estão sendo executadas na cidade. “Também nos reunimos com todas as Secretarias para nos inteirarmos de tudo que está acontecendo em cada pasta”, comentou, acrescentando que Londrina conta atualmente com 144 obras em andamento. “Vistoriamos as maiores para detalhar o porque de eventuais atrasos”, disse Tamura, que também esteve como chefe do executivo em evento realizado na capital paranaense, na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná. “Foi importante para mostrar que a comunidade japonesa do Paraná é atuante e está bem representante no cenário político, até porque os japoneses fizeram parte da construção de Londrina”, destacou Jairo Tamura, que também é o primeiro suplente a deputado estadual pelo PL.
Segundo vereador mais votado de Londrina, Jairo Tamura obteve 29.002 votos nas eleições de 2 de outubro. Ele assume uma cadeira na Assembleia Legislativa caso o governador Ratinho Junior convide algum deputado estadual da legenda para integrar sua equipe. “Sempre fica uma expectativa boa, mas já estou bastante feliz com o resultado”, garantiu Tamura.
FONTE : NIPPON JÁ (Aldo Shiguti)