Banco do Japão controla mais de 50% dos títulos do governo pela primeira vez na história
Dados do Banco do Japão mostram que a instituição controla mais da metade dos títulos da dívida pública em circulação pela primeira vez na história. O número de títulos sob o controle do banco aumentou devido ao seu programa de compra em massa de ativos com o objetivo de controlar o aumento da taxa de juros.
Um relatório trimestral do banco central informa que controlava, até o final do mês de setembro, 536 trilhões de ienes (ou cerca de 3,9 trilhões de dólares) em títulos da dívida pública do Japão. O valor corresponde a 50,3% de todos os títulos emitidos. O número total não inclui títulos do Tesouro a curto prazo para financiamento.
O Banco do Japão se comprometeu em comprar quantidades ilimitadas de títulos do governo japonês. O objetivo era garantir que o rendimento do título de 10 anos não aumentasse.
Outra sessão do relatório do banco lista ativos financeiros controlados por indivíduos. O total para todo o país ficou em 2,005 quatrilhões de ienes, ou 14,7 trilhões de dólares, no dia 30 de setembro. Entre os ativos estão dinheiro em poupanças, ações e apólices de seguro. O valor foi 0,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior e ultrapassou a marca dos 2 quatrilhões de ienes pelo quarto ano consecutivo.
FONTE: NHK PORTUGUÊS