Agência de Meteorologia alerta as pessoas para os perigos da forte precipitação de neve
Partes do Japão, principalmente ao longo da costa do Mar do Japão, têm sido afetadas por forte nevasca devido às frentes frias do inverno. As pessoas que precisam remover neve dos telhados das suas casas precisam tomar cuidado.
Funcionários da Agência de Meteorologia afirmam que a neve em algumas áreas desde 17 de dezembro acumulou em níveis bem acima da média.
Às 8 horas da manhã desta segunda-feira, 1,72 metro de neve tinha se acumulado no Vilarejo de Ohkura, na província de Yamagata, 1,55 metro no vilarejo de Otoineppu em Hokkaido, e 1,28 metro na cidade de Uonuma, na província de Niigata.
Funcionários afirmam que o período de forte nevasca chegou ao seu pico, mas que o padrão climático invernal continua. A previsão é de que ele provoque neve intermitente nas áreas montanhosas no norte e leste do Japão.
Os motoristas estão sendo aconselhados a ficar em alerta para interrupções no trânsito e o congelamento da superfície das estradas.
Funcionários também vêm alertando sobre a possibilidade de avalanches nas áreas com grande acúmulo de neve.
Uma série de acidentes fatais relacionados à remoção da neve vem sendo relatados no Japão.
As pessoas são aconselhadas a tomar cuidado quando forem remover a neve nos telhados. Elas devem vestir cintos de segurança e não fazer o serviço sozinhas.
As pessoas devem também ficar em alerta para os pingentes de gelo e neve caindo das beiradas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS