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Secretaria de Assistência Social apresenta número de atendimentos e destaca comprometimento da equipe

Pasta realizou 119.554 atendimentos, entregou 462.551 litros de leite e ofertou 415.333 refeições de fevereiro a novembro de 2022

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, apresentou balanço dos atendimentos realizados pelos equipamentos da pasta no período de fevereiro a novembro de 2022.

Pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que é a porta de entrada da assistência e que oferece serviços de fortalecimento e convivência da família e da comunidade, foram realizados 34.259 atendimentos, enquanto que o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) realizou 1.875 encaminhamentos para os serviços da Assistência.

Para famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atendeu 9.413 pessoas, enquanto o Centro de Referência da Mulher, que presta atendimento humanizado a mulheres e pessoas de gênero feminino em situação de violência doméstica e familiar, atendeu 153 casos.

O Centro Dia do Idoso, espaço destinado ao atendimento de pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social, mas que realizam atividades de forma independente e que não têm comprometimento cognitivo, realizou 6.656 atendimentos entre acolhida, palestras, oficinas, dentre outros.

Já o Cadastro Único, setor responsável pela inclusão dos cidadãos no sistema do governo federal permitindo que participem de diversos programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, foram realizados 50.303 atendimentos entre presenciais, telefônicos, atualizações cadastrais, orientações e informações.

Outro programa importantíssimo coordenado pela pasta, o Viva Leite, que se caracteriza por promover a conexão entre segurança alimentar e assistência social, de fevereiro a novembro de 2022 ofertou 462.551 litros de leite em 27 pontos de entrega espalhados pelo município.

A oferta de refeições saudáveis, de alta qualidade e com custo acessível, foi ampliada com a inauguração de duas unidades do restaurante Nosso Prato, um na zona norte e outro na sul. Foram ofertadas 415.333 refeições pelo Bom Prato e Nosso Prato à população em situação de vulnerabilidade social.

Preocupados com a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho, o Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília) atendeu 8.180 pessoas, das quais 1.517 foram encaminhadas para o mercado e 419 receberam consultoria gratuita para confecção de currículos.

Pela sede da gestão, que fica na Avenida Santo Antônio, 721, foram atendidas 7.489 ligações telefônicas e realizados 1.226 atendimentos presenciais.

Importante salientar que para melhor atender a população mariliense, foi inaugurado o Centro de Referência da Mulher, a nova unidade do SCFV de Padre Nóbrega e o Ceprom mudou para prédio mais adequado ao atendimento dos usuários.

O setor de Segurança de Alimentar e Nutricional foi implantado na secretaria e conseguiu que o Conselho Municipal de Segurança Alimentar fosse reativado, implantou projeto piloto “Boa Horta” e realizou inúmeras atividades, inclusive parceria com a FATEC que capacitou os manipuladores de alimentos da pasta.

A secretaria contou com grandes parceiros, tais como SENAI, SENAC e SEBRAE, com os quais foram realizados inúmeros cursos na área de inclusão produtiva, além de ter trazido a escola móvel de costura para as mulheres do jardim Maracá.

E o trabalho não para. A SADS está trazendo o programa “Vida Longa” para idosos em parceria com a Diretoria de Habitação e conquistou a Casa da Mulher Paulista, ambos os projetos em fase de viabilização.

A secretária Wania Lombardi ressaltou o trabalho realizado e agradeceu à dedicação de toda sua equipe e também dos parceiros que contribuíram para todas essas realizações.

“Ninguém é bom sozinho, ninguém administra uma secretaria municipal sozinho e era preciso montar esse time que é extremamente dedicado e competente. Todos os serviços realizados pela assistência contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas, promovendo o acesso aos demais serviços e a garantia de direitos. É preciso muita responsabilidade e muito amor para com o ser humano que nos procura para obter os resultados que alcançamos. O meu muito obrigado a todos por mais este ano de muito trabalho, mas de muitos frutos também”, afirmou a secretária.

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