Evento sobre turismo gastronômico ajuda a empoderar mulheres e jovens
O Japão abrigou o Sétimo Fórum de Turismo Gastronômico para Pessoas e Planeta: Inovar, Empoderar e Preservar.
Durante dois dias, 450 delegados de 30 países discutiram formas de dar mais autonomia a mulheres e jovens que interagem com o setor e apoiar a sustentabilidade.
Inclusão social e desenvolvimento rural
Pelo menos mil pessoas de 125 países participaram do fórum pela internet. O evento ocorreu na cidade japonesa de Nara e foi assinado pela Organização Mundial do Turismo, OMT, e pelo Centro de Culinária Basca, BCC.
Na abertura do Fórum, o secretário-geral da agência da ONU, Zurab Pololikashvli, lembrou que o turismo gastronômico reúne talento, inovação, inclusão social além de destacar a importância para o desenvolvimento rural e regional.
O gerente geral do BCC, Joxe Mari Aizega, afirmou que a gastronomia tem muitos desafios, mas também muitas oportunidades. Para ele, o setor inclui uma cadeia de valores com produção, hospitalidade, turismo e restaurantes, que são importantes fontes de emprego.
Unsplash/Louis Hansel
Os participantes disseram que para assegurar que o turismo gastronômico possa servir como uma alavanca para promover autonomia de mulheres e jovens, será preciso fornecer melhores condições e engajamento para atrair e manter pessoal e talento.
Condições para atrair pessoal e talento
O titular da Prefeitura de Nara, Shogo Arai, ressaltou que o evento representa um passo importante na discussão do desenvolvimento sustentável para sociedades regionais e globais.
Os participantes disseram que para assegurar que o turismo gastronômico possa servir como uma alavanca para promover autonomia de mulheres e jovens, será preciso fornecer melhores condições e engajamento para atrair e manter pessoal e talento.
Uma outra aposta do Fórum são os produtos e know-how locais além de um consumo responsável.
O evento priorizou discussões sobre redução de desperdício de comida como um meio de apoiar sistemas alimentares mais sustentáveis.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A OMT lançou, durante o Fórum no Japão, um mapa global sobre redução para desperdício de alimentos no turismo.
A cidade de Nara abrigou ainda a terceira Competição Global da OMT para Startups Gastronômicas. Seis empresários compartilharam soluções para desafios impostos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. Os vencedores foram empresas do Japão, Bulgária, Armênia, Colômbia, Coreia do Sul e Itália.
No evento, nove firmas japonesas aderiram ao Compromisso do Setor Privado com o Código Global de Ética para o Turismo numa cerimônia com representantes do governo do Japão, da OMT e da Prefeitura de Nara.
No próximo ano, o Fórum ocorrerá em San Sebastián, no País Basco, na Espanha.
FONTE: ONU NEWS