GeralRegião

BAURU: Prefeita Suéllen Rosim propõe dar nome de Pelé ao novo complexo esportivo de Bauru

A prefeita Suéllen Rosim assinou nesta sexta-feira (30) ofício para a Câmara Municipal propondo o nome de Edson Arantes do Nascimento – Pelé ao novo complexo esportivo que está sendo construído no Residencial Vargem Limpa – Vida Nova Bauru, na região da Quinta da Bela Olinda. O documento será enviado no primeiro dia útil da semana que vem.

Caberá aos vereadores, posteriormente, elaborar e aprovar decreto legislativo para oficializar o nome de Pelé no complexo esportivo, já que, de acordo com a Lei Orgânica, é prerrogativa da Casa de Leis dar nome a próprios municipais. Ainda nesta quinta-feira, logo após a confirmação do falecimento de Pelé, a prefeita Suéllen Rosim decretou luto oficial de três dias em Bauru, e agora envia para a Casa de Leis a proposta de que o novo complexo esportivo tenha o nome de Pelé, em uma justa homenagem a uma personalidade que contribuiu para projetar Bauru nacional e internacionalmente.

O novo ginásio de esportes na região da Bela Olinda está sendo construído com investimento de R$ 15,5 milhões, sendo R$ 14,3 milhões do governo federal e o restante em contrapartida da Prefeitura de Bauru. O novo ginásio terá cerca de quatro mil metros quadrados de área, com entrega prevista para o final de 2024. Assim, Bauru ganhará mais um espaço para o esporte de formação e profissional, em uma região que ainda possui poucas áreas esportivas para a população.

Considerado o Rei do Futebol e Atleta do Século 20, Pelé morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, aos 82 anos. Pelé nasceu em Três Corações/MG, mas veio ainda criança para Bauru, onde começou sua carreira como jogador. Atuou no Bauru Atlético Clube (BAC), depois fez três jogos amistosos pelo Esporte Clube Noroeste, e em seguida foi contratado pelo Santos Futebol Clube. Foi também em Bauru que ele viveu com a família durante vários anos, estudou, e surgiu o apelido Pelé.

Na Seleção Brasileira, foi campeão da Copa do Mundo da Suécia-1958, com apenas 17 anos, sendo um dos destaques da equipe. Foi ainda campeão das Copas do Chile-1962 e do México-1970, sendo até os dias atuais o único jogador com três títulos de Copa. O Rei do Futebol recebeu em 1975 o título de Cidadão Bauruense, aprovado pela Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *