Preços de verduras e legumes no Japão caem para menor nível deste ano
Os preços de verduras e legumes no Japão caíram para o menor nível deste ano, em partes devido às condições climáticas favoráveis para o cultivo agrícola, informou o jornal Japan Agricultural News.
O preço médio de um quilo dos 14 principais produtos em sete grandes atacadistas no país era de ¥109 em meados de outubro, valor 18% inferior à média normal dos últimos cinco anos e o nível mais baixo registrado este ano.
Algumas hortaliças podem até ficar um pouco mais caras devido à brusca queda de temperatura no início desta semana, mas o baixo nível dos preços deve continuar por enquanto.
O céu nublado e chuvoso prevaleceu em todo o país em setembro, mas o tempo bom, com temperatura alta, voltou em outubro.
A alface, por exemplo, ficou 40% mais barata que o preço normal em meados de outubro, a 88 ienes o quilo, caindo para a metade em relação ao final de setembro.
Enquanto a quantidade cultivada de verduras e legumes aumentou, o consumo de produtos utilizados em pratos quentes não teve um crescimento equivalente por causa do calor fora de época.
A cebolinha ficou 30% mais barata e o preço da acelga caiu 20%, segundo o jornal.
Depois que o estado de emergência para combater o coronavírus foi suspenso, a demanda por verduras se dispersou em diversas áreas. “Há sinais de recuperação nos negócios, mas no momento a queda nas vendas no varejo é maior”, disse um atacadista.
Os supermercados, no entanto, esperam que a venda de produtos utilizados em pratos quentes, como o nabe (cozido feito em panela de barro) aumentem devido à queda da temperatura.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE