Representante do Japão na posse de Lula, deputada Yuko Obuchi exalta comunidade
‘Confiança e a credibilidade dos descendentes, que hoje estão consolidados no Brasil, foram graças aos esforços e dedicação dos pioneiros’, destacou a parlamentar durante encontro com entidades
Representante do Japão na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a deputada e vice-presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil Yuko Obuchi visitou o país entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro como “Embaixadora em Missão Especial”. A denominação não poderia ser mais adequada, afinal, em sua segunda passagem por aqui, ela fez questão de ter contato com a comunidade, sempre exaltando a importância dos descendentes como “forte elo” entre os dois países.
Antes do compromisso protocolar com o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no dia 2, quando Yuko expressou suas felicitações pela posse do novo governo e entregou uma carta de felicitações a Lula enviada pelo Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, a deputada participou de encontros com a comunidade nikkei em São Paulo, Curitiba e Brasília.
Na capital paulista, a deputada visitou o Memorial em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa, localizado dentro do Parque Ibirapuera, colocando um buquê de flores em frente ao monumento. Em seguida, aproveitou para conhecer o Pavilhão Japonês, onde se entreteve alimentando carpas e teve conversas descontraídas com o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa, com o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, dentre outras autoridades.
No bairro da Liberdade, a comitiva visitou a Associação Cultural Gunma Kenjin do Brasil, onde foi recepcionada pela vice-presidente Neuza Shirata Iso e outros diretores. Vale lembrar que o local já foi visitado por Yuko em 2004 – durante sua primeira passagem pelo País. Ela, que é natural de Gunma e visita familiares que moram lá com frequência, se mostrou surpresa com a transformação do local que está em reforma. Durante conversa com a diretoria do kenjinkai, a deputada comentou sobre várias recordações que tem guardadas da sua visita anterior, como as fotos dos ex-presidentes do kenjinkai, e a do seu pai Keizo.
Em seguida, uma visita de cortesia ao Bunkyo, passando pelo monumento em homenagem ao Ex-Primeiro-Ministro Shinzo Abe, localizado no jardim, e Museu da Imigração Japonesa. A visita ao Museu foi guiada pela presidente da Comissão de Administração, Lidia Yamashita, que apresentou as novas tecnologias e exposições interativas.
Durante o seu discurso de saudação à deputada, Renato Ishikawa agradeceu a recepção quando ele e sua comitiva visitaram o Japão em novembro. Também destacou a importante contribuição e cuidado da parlamentar com a comunidade brasileira residente no Japão, mencionando que ela teve um relevante papel “na implementação de medidas e amparos aos trabalhadores estrangeiros residentes no Japão, quando na grande crise decorrente da quebra do banco Lehman Brothers (em 2008), beneficiando mais de 40 mil trabalhadores brasileiros”.
Ishikawa também ressaltou as contribuições que os órgãos governamentais japoneses prestam às entidades sociais, culturais e assistenciais nipo-brasileiras, que são fundamentais para a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil. “A atuação do governo através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), extrapolando o restrito limite da comunidade nipo-brasileira, beneficia e contribui para o desenvolvimento do Brasil e outros países”, disse.
Em seu discurso, Yuko Obuchi relembrou que em 2004 também sentiu o mesmo carinho da comunidade nikkei, que se referiu como “o elo entre o Brasil e Japão”, dizendo que “a confiança e a credibilidade dos descendentes de japoneses, que hoje foram consolidadas no Brasil, foram graças ao esforço e à dedicação dos pioneiros”.
Como vice-presidente do grupo parlamentar de amizade entre Brasil e Japão, a deputada disse se sentir na obrigação de transmitir os valores japoneses para as futuras gerações. Ao saber que pode contar com a comunidade nipo-brasileira para juntos se empenharem nesse desafio, disse se sentir “encorajada”. Por final, encerrou seu discurso se comprometendo em continuar atuando na relação bilateral Brasil-Japão, promovendo espaços e oportunidades para jovens e trabalhando para que o Japão se torne um país ainda mais atrativo.
Antes de viajar para Brasília, a deputada ainda visitou a Japan House e Hospital Santa Cruz, no dia 30 de dezembro.
Brasil: um lugar de sorte para a família Obuchi
Filha do falecido 84º Primeiro-Ministro do Japão, Keizo Obuchi, que esteve no poder entre os anos de 1998 e 2000, Yuko Obuchi e família têm uma ligação histórica com o Brasil. O ex-premiê teve várias passagens pelo Brasil, sendo a primeira quando viajava o mundo nos primeiros anos da década de 60 e escolheu o Brasil como o seu último destino. Por aqui, ficou cerca de dois meses. Depois que começou sua carreira como político, voltou pela segunda vez, em missão especial para participar da cerimônia de posse do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; e pela terceira vez já como Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, na celebração dos 90 anos da imigração japonesa no Brasil. Na ocasião, tinha se comprometido em voltar no centenário como primeiro-ministro.
Como forma de “herdar” o legado do seu pai, Yuko também esteve no Brasil em 2004, tendo o mesmo sentimento do pai: carinho e respeito pelos brasileiros e comunidade. A ligação, desde então, é tão forte que a parlamentar contou até um caso que ilustra bem este elo dos Obuchi com o País.
Segundo Yuko, seu pai contava para ela que o Brasil é um lugar de sorte, pois toda vez que voltava da viagem conseguia realizar algum objetivo. Para a própria Yuko, a visita ao Brasil em 2004 trouxe a sorte – mais especificamente um casamento. O contato com as famílias nipo-brasileiras – bem unidas e com respeito e amor aos antepassados -, fez despertar o sonho de formar uma família também. Voltando ao Japão, pediu a mão do seu namorado em casamento, contrariando os costumes da época. Com um “sim” e, posteriormente, o casório, hoje a família de Yuko é formada pelo seu marido e seus dois filhos.
FONTE: NIPPON JÁ (Lika Shiroma)