“O Brasil é um grande país democrático”, diz chefe da ONU sobre manifestações em Brasília
O secretário-geral da ONU condenou os ataques deste domingo na sequência de manifestações na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Em frente ao Palácio do Planalto foram registrados confrontos entre a polícia e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também vandalizaram o Congresso e a Suprema Corte.
Instituições
Em mensagem em rede social, António Guterres disse condenar o ataque às instituições democráticas do Brasil. Ele ressaltou que a vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas. O chefe da ONU disse ter plena confiança que assim será e que “o Brasil é um grande país democrático”.
Agências de notícias infomaram que um agente policial foi derrubado do cavalo em que estava e agredido com cassetetes.
Mais de 150 pessoas foram detidas nas demonstrações onde a polícia usou gás lacrimogêneo. Os acontecimentos ocorreram uma semana após a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Durante os eventos, janelas do Palácio do Planalto foram quebradas e houve feridos.
Um pronunciamento do presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva condenou os atos que considerou “abomináveis” e destaca que todos os envolvidos serão investigados e punidos “com toda a força da lei”.
FONTE: ONU NEWS