Parado desde 2019, castramóvel deve entrar em operação após prefeitura de Marília contratar empresa
Parado desde 2019, quando foi adquirido pela prefeitura de Marília (SP), o Castramóvel vai entrar em funcionamento após a contratação de uma empresa para realizar o serviço de castração de cães e gatos.
O extrato do contrato de R$ 660 mil por ano foi publicado nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do município. A empresa vencedora da licitação concluída em novembro do ano passado é a Clinicão Veterinária Franchising Ltda.
A empresa deve assumir o serviço em até 90 dias. A unidade móvel vai percorrer os bairros da cidade.
Além das cirurgias de cães e gatos de ambos os sexos, também está prevista a realização de exames prévios, bem como a prescrição de medicamentos e orientações aos tutores, assim como cuidados pós-operatórios. O edital que resultou no contrato prevê ainda a implantação de microchips de identificação.
Estão previstas 3,6 mil consultas anuais, 3 mil castrações e 3 mil implantações de microchips, com equipe composta por dois médicos veterinários, dois auxiliares e um motorista.
Também há previsão do emprego de uma van ou ônibus para recepção dos tutores dos pets.
A compra do Castramóvel foi possível, há quatro anos, com a utilização de emenda parlamentar no valor de R$ 128,5 mil. O trailer conta com sala de cirurgia, espaço pré-cirúrgico (preparatório) e pós-cirúrgico, para atendimento a animais domésticos.
O serviço de castração de cães e gatos passou por altos e baixos em Marília nos últimos anos. Em 2020 as operações chegaram a ser suspensas, com alegado impacto pela pandemia da Covid-19, e no começo do ano passado, após militantes da causa animal protocolarem uma ação popular, a Justiça obrigou a prefeitura a retomar os procedimentos para controle populacional.
FONTE:TEMMAIS.COM