Secretaria de Direitos Humanos e COMPIR promovem eleição dos novos membros da Sociedade Civil
Foram eleitos os oito membros e um suplente representantes de entidades
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e o COMPIR (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) promoveram nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, os novos membros da Sociedade Civil para integrarem o conselho.
Foram eleitos os oito membros e um suplente representantes de entidades, cujo trabalho está relacionado com a promoção da igualdade racial.
Confira os eleitos:
• Representantes voltados à promoção e defesa dos direitos da população negra e de outras origens étnicas:
1ª Titular: Lineth Hiordana Ugarte Bustamante – Coletivo de Mulheres de Marília;
2ª Titular: Sonia Aparecida Custódio – Coletivo de Mulheres de Marília;
Suplente: Vanessa Lima de Oliveira – Diretoria de Ensino;
• Representantes da comunidade científica, que desenvolvam estudos ou pesquisas sobre a população negra e de outras origens étnicas:
1ª Titular: Mariana Alves de Souza – NUPE – Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (UNESP);
2ª Titular: Walkíria Martinez Henrich Ferrer – UNIMAR – Universidade de Marília
• Representante municipal, de natureza sindical ou não, que congreguem trabalhadores ou empregados, com atuação na promoção, defesa e garantia de direitos da população negra e de outras origens étnicas:
Titular Eliza Aparecida B. Santos – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Materiais Plásticos, Químicos, Farmacêuticos e Fabricação do Álcool de Marília e Região;
• Representante de segmentos religiosos, com atuação na promoção, na defesa ou garantia dos direitos da população negra e de outras origens étnicas:
Titular: Rosana Aparecida Rosa Germano – Templo das Águas de Yemanjá;
• Representante da sociedade civil que atue nas causas sociais da população LGBTQIA+:
Titular: Iago Gonçalves Ferreira – Coletivo Arco-Íris de Marília;
• Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB que atua em defesa e na garantia dos direitos da população negra e de outras origens étnicas:
Titular: Anderson Cega
A função dos membros da sociedade civil é a de fiscalizar a garantia da igualdade racial, uma vez que estão em contato direto com a população, podendo assim transmitir aos demais membros do poder público as necessidades e sugestões para a criação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.
A presidente do COMPIR, Marílis Machado, que presidiu a eleição, deu boas vindas aos novos membros da sociedade civil e conta com a colaboração e experiência de todos para traçar diferentes ideias com o intuito de inovar as políticas públicas voltadas à pauta.
O secretário municipal de Direitos Humanos Delegado Wilson Alves Damasceno, destacou a disposição dos novos membros de trabalhar em prol de um tema tão importante. “Gostaria de parabenizar todos os membros do COMPIR, em especial os novos integrantes que representam a sociedade civil no Conselho, trazendo um novo ponto de vista sobre a causa da igualdade racial, que é um tema marcante em nossa sociedade. Gostaria de parabenizar também a presidente Marílis Machado que sempre esteve atuante em defesa da comunidade negra, de outras origens étnicas de nossa cidade e defesa da diversidade.”
O prefeito Daniel Alonso manifestou alegria em verificar que o COMPIR se fortalece a cada dia na busca da igualdade e dignidade a todos, o que contribui de forma significativa para implementação de boas políticas públicas aos munícipes.