Vereador Dr. Elio Ajeka assume presidência da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal
Na última quinta-feira (02) o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) tomou posse como presidente da Comissão de Registro Históricos de Marília. O grupo, que em dezembro completa 40 anos, iniciou com a missão de resgatar a história dos pioneiros de Marília. De lá para cá, a comissão armazena mais de 600 entrevistas daqueles que iniciaram a cidade.
Além do acervo, a Comissão ainda realiza a Noite dos Pioneiros, uma mostra dos talentos de Marília que leva ao palco do Teatro Municipal grandes espetáculos que abordam a memória da nossa cidade, e a exposição anual “Marília através de seus artistas e Marília através de seus fotógrafos”, que revelou grandes nomes das artes plásticas e da fotografia.
Também se destaca o trabalho da professora e historiadora, Rosalina Tanuri, que, como membro da comissão durante 20 anos, escreveu crônicas sobre a nossa gente, feitos e festas no Jornal Diário, sendo que em 2015 a Comissão lançou seu livro “Feitos e Festas”.
“Uma cidade sem história apaga a sua memória. É com esse pensamento em mente que eu tenho orgulho de abrir a cerimônia de posse dos membros da comissão organizadora de registros históricos da câmara municipal e da cidade de Marília para o ano de 2023”, disse o vereador Dr. Elio Ajeka.
Além do vereador, ainda tomaram posse os membros Carla Fernanda Vasques Farinazzi, Eduardo de Carvalho Leme, Ivan Evangelista Júnior, José Luiz de Oliveira Lyrio, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo Cunha Azevedo, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Myrian Lúcia Ruiz Castilho, Oswaldo Passos de Andrade Filho, Paulo César Colombera, Sirley Guarezzi, Wilson Novaes Matos, Wilza Aurora Matos Teixeira e o membro honorário, Rosalina Tanuri Zaninotto.
“São quase 40 anos de história desta comissão instituída pelo ato do ex-presidente da Câmara de Marília, Sr. Aldo Pedro Conelian, no dia 09 de dezembro de 1983. Naquela data a comissão foi composta pelo historiador Paulo Correia de Lara, o vereador Armando Rainéri, o sr. Nelson Fernandez, o dr. Edreno Cavalari, o sr. Roberto Cimino, o jornalista Anselmo Escarano, o sr. Toshitomo Egashira e o fotógrafo Sebastião Leme”, falou Ajeka.
Segundo o edil, a comissão tem por objetivo preservar a história de Marília em todos os aspectos diante da premissa de que um povo que preserva sua história, sua memória e seus habitantes está possibilitando diretamente a construção de um futuro para com sua gente e sua cultura.
“Por mais que estejamos na era digital, uma população se torna ‘rica’ mantendo seus traços culturais. Isso porque quem não conhece a sua história, não conhece a si mesmo”, finalizou.