Esperança Fujinkai deixa legado de ‘otimismo, esperança e solidariedade’
Fundada em agosto de 1949 com o objetivo de oferecer ajuda humanitária ao Japão – que ainda sofria graves consequências da Segunda Guerra Mundial – e angariar recursos para outras associações, a Associação Beneficente Feminina Esperança, mais conhecida como “Esperança Fujinkai”, reuniu suas associadas nesta segunda-feira (30), no salão Jinnai da sede social da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), no bairro da Liberdade, para sua última Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de apresentar a relação das entidades donatárias em face das doações e donativos; a destinação do patrimônio remanescente para o Enkyo e a definição da data de encerramento de suas atividades, entre outros assuntos.
Coube à Tesoureira Hiroko Yamaguchi explicar que, “após minucioso inventário do acervo da associação – trabalho que contou com a colaboração de todos – foi feita a catalogação dos bens móveis para simplificar e tanto quanto possível fazer uma doação equânime”. Assim, receberam os bens móveis da Esperança Fujinkai: Bunkyo; Kibô no Iê (Sociedade Beneficente Casa da Esperança; Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil); Kodomo no Sono (Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono) e Ikoi no Sono (Associação Social Dom José Gaspar). Já o montante em dinheiro, no total de R$ 1.996.160,49 foram repassados à Kibô no Iê, Kodomo no Sono, Ikoi no Sono, Bunkyo, Kenren, Associação Brasileira de Voluntários do Método Akaboshi (Musicoterapia), Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Bunkyo), Hospital Japonês Santa Cruz e Enkyo.
Quanto ao patrimônio remanescente da associação, incluindo a sala no quinto andar do Edifício Bunkyo, e o imóvel situado no número 111 da Rua Pandiá Calógeras, no bairro da Liberdade (no valor venal de R$ 971.166,00), além de móveis e equipamentos, foram doados ao Enkyo.
A Diretoria também definiu o próximo dia 15 de fevereiro como a data para o encerramento da Associação Beneficente Feminina Esperança. Por fim, a presidente Emico Kuramochi agradeceu a presença do presidente do Enkyo, Paulo Seichiti Saita que, por sua vez, agradeceu as doações.
Motivo – Em setembro do ano passado, a Esperança Fujinkai reuniu autoridades e lideranças da comunidade para um almoço de confraternização e agradecimento no Salão Nobre do Bunkyo para anunciar que estava encerrando suas atividades após mais de 70 anos.
Na cerimônia, a presidente Emico Kuramochi explicou que, com a pandemia, as associadas não puderam se reunir para continuar com as suas atividades. “Depois de muito conversarmos, decidimos pela extinção do Fujinkai”, disse a presidente, que destacou ainda o principal motivo pelo qual teve que tomar essa difícil decisão.
Segundo ela, com o envelhecimento das integrantes e a falta de novas associadas, a Esperança Fujinkai, que já teve mais de 300 membros, diminuiu até cerca de 60, sendo a faixa etária mais jovem do grupo já na casa dos 70 anos.
Com o encerramento de suas atividades, a Esperança Fujinkai espera deixar um legado de otimismo, esperança e solidariedade.
FONTE : NIPPO JÁ (Aldo Shiguti)