Saúde

FEVEREIRO LARANJA: Cadastro de doadores de medula óssea acontece nestes dias 15 e 16 na Santa Casa de Marília

Fazendo parte das ações do Fevereiro Laranja, o mês de combate à leucemia, cadastro de doadores de medula óssea acontece nestes dias 15 e 16 de fevereiro, nas proximidades do relógio de ponto da Santa Casa de Marília. Equipe do Hemocentro de Marília vai realizar os procedimentos das 9h às 12h.

Para ser doador, basta ter entre 18 e 34 anos e 9 meses, apresentar boas condições de saúde, não ter história de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico ou ainda doenças infecciosas.

Ao fazer o cadastro, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado fica arquivado no cadastro de medula óssea. Caso o doador seja compatível com algum paciente da lista de espera, ele será convidado a fazer a doação.

Sempre que um paciente necessita de doação de medula óssea é realizada busca entre os familiares dele e caso não seja encontrado um doador compatível, a busca é ampliada para o banco de doadores, que é mundial. 

A campanha

Desde o início de fevereiro, ampla divulgação do Fevereiro Laranja tem sido feita na imprensa, plataformas digitais e redes sociais.

A campanha tem como principal objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce, para com o tratamento adequado, aumentar sobremaneira as chances de cura. 

Os principais sintomas são anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

A identificação da doença é feita por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, além de exames da medula, como mielograma, imunofenotipagem e cariótipo.

O tratamento da leucemia depende de qual o tipo específico da doença, porém sempre está relacionado com quimioterapia. Em alguns casos, há indicação de transplante de medula óssea. Por isso a importância de campanhas para conseguir cada vez mais candidatos à doação.

Devido à quimioterapia, o paciente pode necessitar durante o tratamento de transfusão de componentes do sangue, mais frequentemente transfusão de hemácias (devido a anemia) e transfusão de plaquetas (para evitar sangramentos). 

No dia 24 de fevereiro, às 14h, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, acontece palestra direcionada ao público em geral (interno e externo). Na oportunidade, o médico hematologista João Victor Vezalo Costardi vai explanar sobre a leucemia. 

A doença é um tipo de câncer da medula óssea, que é a “fábrica” das células do sangue. Há crescimento acelerado e anormal nas células do sangue responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. Além disso, a produção de outras células normais fica prejudicada o que pode causar anemia e sangramentos. 

Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília tem mais de 20 anos de tradição e se consolidou nos últimos anos como o maior prestador de serviços SUS (Sistema Único de Saúde) na área oncológica para a região de 62 municípios do Centro-Oeste Paulista atendidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

Atualmente, são realizadas 18 mil consultas, 9 mil sessões de quimioterapia e 400 cirurgias por ano, somente pelo Sistema Único de Saúde. Até o final deste ano será inaugurada a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília, com previsão de realização de mais de 1 mil sessões anuais e que vai proporcionar um atendimento integral ao paciente em tratamento de câncer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *