Legisladores japoneses querem aprovar projeto de lei para pessoas LGBTQIA+ até antes da cúpula do G7 em maio
Um grupo de legisladores japoneses de diferentes partidos confirmou seu plano de buscar a aprovação de um projeto de lei para pessoas LGBTQIA+ até antes da realização da cúpula do Grupo dos Sete no mês de maio, em Hiroshima. O projeto de lei visa facilitar a compreensão em relação a essas pessoas.
O grupo realizou sua primeira reunião geral na quarta-feira, desde que o primeiro-ministro Kishida Fumio exonerou um de seus secretários por fazer declarações discriminatórias contra casais do mesmo sexo este mês. Cerca de 30 legisladores do Parlamento compareceram ao encontro, incluindo membros do situacionista Partido Liberal Democrático (PLD) e da maior legenda oposicionista, o Partido Democrático Constitucional do Japão.
O grupo de legisladores elaborou o projeto de lei em 2021. Contudo, alguns membros do PLD se opõem às palavras contidas no projeto de lei que dizem que “a discriminação é imperdoável”.
Após a reunião, o novo líder do grupo – o ex-ministro da Defesa Iwaya Takeshi, do PLD – declarou à imprensa que está convencido de que a discriminação injusta não deve ocorrer. Ele disse que vai trabalhar duro para que discussões futuras sejam realizadas de acordo com essa convicção.
O Japão é o único país do G7 que não reconhece legalmente o casamento ou uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.